Não sabe o que assistir? Clica aqui.

    100 anos de Marlon Brando: Filmes essenciais no centenário do ator!

    100 anos de Marlon Brando: Filmes essenciais no centenário do ator!

    4 min.03/04/2024Guilherme Salomão

    Marlon Brando, nascido em 3 de abril de 1924, estaria completando 100 anos de idade esse ano caso ainda estivesse vivo.

    Brando faleceu em 1 de julho de 2004, vítima de uma fibrose pulmonar. Hoje em dia, ele é considerado um dos mais importantes atores da história do cinema, tendo sido um dos precursores dos chamados “Sistema Stanislavski” e do “Método” de atuação - ideoloigias que, em linhas gerais, defendiam que atores e atrizes trouxessem suas próprias vivências para seus personagens, em busca de alcançarem mais realismo em suas performances.

    Foto de Marlon Brando - A Verdade Sobre Marlon Brando : Fotos Marlon Brando  - Foto 79 de 144 - AdoroCinema
    O jovem Marlon Brando.

    Por isso, celebrando o centenário do ator que inspirou nomes como Al Pacino e Robert De Niro, hoje separamos alguns filmes essenciais para conhecer o influente trabalho de Marlon Brando nas telas!

    O Poderoso Chefão (1972)

    Apesar do pé atrás dos produtores por conta dos boatos sobre as dificuldades de se trabalhar com o ator na época, a performance de Brando como Don Corleone em 'O Poderoso Chefão', de Francis Ford Coppola, é a mais célebre de sua carreira e uma das mais icônicas do cinema. O ator venceu um Oscar por ela, mas recusou o prêmio em forma de protesto com relação a forma como os povos nativos norte-americanos eram tratados pela indústria.

    Disponível no Star Plus.

    Sindicato de Ladrões (1954)

    Sindicato de Ladrões’, de Elia Kazan, rendeu para Marlon Brando o seu primeiro Oscar de Melhor Ator. Na trama, ele interpreta Terry Malloy, um ex-boxeador que trabalha para a máfia da Zona Portuária de Nova York. Quando ele se vê envolvido com uma bela jovem que teve o irmão assassinado pelos mafiosos (Eva Marie-Saint), ele se sente obrigado a enfrentar os seus chefes.

    Disponível no MAX.

    Uma Rua Chamada Pecado (1951)

    Trabalho anterior de Brando com Elia Kazan - originalmente diretor de teatro e também adepto do “método” -, ‘Uma Rua Chamada Pecado’ (baseado na peça homônima de Tennessee Williams) foi o papel que alçou Marlon Brando ao status de astro em Hollywood. No filme, em uma visita a casa de sua irmã, a jovem Blanche DuBois (Vivien Leigh) é atormentada por seu cunhado, um indivíduo brutal chamado Stanley Kowalski.

    Disponível no MAX.

    Apocalypse Now (1979)

    Apesar do pouco tempo de tela e dos problemas relatados por Francis Ford Coppola em lidar com o ator na época - sobretudo o seu sobrepeso e problemas para memorizar falas -, em ‘Apocalypse Now’ Brando entregou uma performance arrepiante como o Coronel Kurtz - um militar que supostamente enlouqueceu e agora lidera o seu próprio exército em meio a Guerra do Vietnã. O filme, um dos mais aclamados de Guerra, é conhecido pelos seus bastidores caóticos que quase levaram Coppola ao seu limite.

    Disponível no Globo Play.

    Superman: O Filme (1978)

    Marlon Brando Wanted To Play Jor-El As A Bagel In Original Superman Movie

    Já aclamado na época, Marlon Brando recebeu um cachê em torno de US$ 4 milhões para aparecer por cerca de 10 minutos em 'Superman: O Filme', de Richard Donner. No longa, primeira mega produção de heróis para o cinema, ele interpreta Jor-El, um cientista que ao perceber que o planeta Krypton será destruído, decide enviar seu filho, Kal-El, em uma nave espacial para a terra.

    Disponível no MAX.

    O Selvagem (1953)

    Em ‘O Selvagem’, Marlon Brando deu vida ao líder de uma gangue de motoqueiros que, ao chegar em uma pequena cidade na Califórnia, se envolve com a filha do xerife local. O filme foi um dos primeiros a abordar gangues de motos nas telas, além da imagem de Brando nele ter se tornado icônica no contexto de produções sobre rebeldia juvenil.

    Disponível para aluguel no Prime Video.

    Júlio César (1953)

    De Joseph L. Mankiewicz - que também dirigiu o épico ‘Cleópatra' estrelado por Elizabeth Taylor -, ’Júlio César’ conta a história do general romano homônimo, que é assassinado por um grupo de senadores temendo um golpe arquitetado por ele. Os senadores permanecem impunes até que Marco Antôno - interpretado por Brando -, os acusa de assassinato.

    Disponível no Looke.

    Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

    Instagram

    Facebook

    YouTube

    Confiram também o InstaGeek88

    Anúncio

    Populares

    Anúncio

    Vídeos

    Veja o que você perdeu!