Não sabe o que assistir? Clica aqui.

    35 Anos de Os Aventureiros do Bairro Proibido: 7 fatos por trás do clássico da Sessão da Tarde!

    35 Anos de Os Aventureiros do Bairro Proibido: 7 fatos por trás do clássico da Sessão da Tarde!

    3 min.12/08/2021Guilherme Salomão

    Em 2021, o filme Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986), um clássico de aventura dos anos 80, completa 35 anos de seu lançamento original. Na trama, acompanhamos a história de Jack Burton (Kurt Russel), um caminhoneiro que, após a noiva de seu amigo ser raptada por uma organização misteriosa, liderada pelo feiticeiro LoPan (James Hong), acaba se envolvendo em uma briga entre figuras místicas no bairro de Chinatown.

    Pôster clássico do filme.

    Recentemente, foi anunciado que o filme ganhará uma sequência, estrelada por Dwayne “The Rock” Johnson. Porém, ainda não existem muitos detalhes, como trama ou data de estreia. Sendo assim, vamos relembrar e conhecer um pouco mais sobre o longa original!

    O mestre por trás

    A direção desse clássico foi do cineasta John Carpenter, um dos maiores mestres do terror e ficção científica cinematográficos. Entre outros filmes dele estão o primeiro longa da franquia Halloween (1978), O Enigma de Outro Mundo (1981) e Fuga de Nova York (1981). Aventureiros foi a realização de um antigo desejo seu de trabalhar em um projeto que envolvesse artes marciais.

    John Carpenter.

    A ideia original

    Carpenter conta que a ideia original do filme era que ele fosse um Western. Porém, a FOX optou por uma modernização da trama. O caminhão do protagonista, por exemplo, foi imaginado como sendo um cavalo na versão faroeste inicial.

    Escolha do elenco

    Apesar de Kurt Russel ter sido, desde o início, o favorito de John Carpenter para dar vida a Jack Burton, o estúdio também considerou nomes como os de Jack Nicholson e Clint Eastwood. Além disso, para o papel de Wang Chi, antes de Dennis Dun ser escolhido, Carpenter cogitou Jackie Chan, que rejeitou a oferta.

    Russel (esquerda) e Carpenter (direita) nos bastidores do filme.

    Evitando conflitos

    A Fox optou por apressar ao máximo a produção do filme por conta de, na mesma época, a Paramount estar trabalhando em um projeto de temática semelhante- O Rapto do Menino Dourado, com Eddie Murphy. Os dois filmes estavam programados para serem lançados quase que simultaneamente.

    Fracasso de bilheteria e críticas mistas

    Na época de seu lançamento, Os Aventureiros do Bairro Proibido, além de ter recebido críticas mistas, foi um grande fracasso de bilheteria, arrecadando somente 11 milhões de dólares, em cima de um orçamento de 30 milhões.

    Voltando as origens

    Inclusive, devido ao que foi dito no tópico anterior, John Carpenter, desiludido com o sistema de grandes estúdios, decidiu voltar suas atenções às suas raízes- o Cinema independente. Longe dos olhos das grandes corporações hollywoodianas, o diretor realizou, dois anos depois, o clássico Eles Vivem! (1988), sobre um operário que, ao encontrar um óculos que o permite enxergar "a verdade", descobre que a terra está dominada por Aliens.

    Clássico Cult

    Assim como muitos outros filmes de Carpenter, apesar do fracasso comercial, o longa se tornou um clássico cult dos anos 80. Isso porque, Os Aventureiros do Bairro proibido performou muito bem nas vendas em Home Video (Vídeo cassete, DVD, etc.) e nas exibições na Televisão. No Brasil, por exemplo, o filme se tornou um grande clássico da Sessão da Tarde.

    Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

    Instagram

    Facebook

    Youtube

    Anúncio

    Populares

    Anúncio

    Vídeos

    Veja o que você perdeu!