Não sabe o que assistir? Clica aqui.

    5 anos sem David Bowie: Os Melhores Filmes com o Camaleão do Rock!

    5 anos sem David Bowie: Os Melhores Filmes com o Camaleão do Rock!

    4 min.10/01/2021Guilherme Salomão

    Em um dia como hoje, cinco anos trás, o mundo do Rock e da música se despedia de David Bowie, vítima de um câncer no fígado apenas dois dias após completar 69 anos. Cantor, compositor, produtor... Bowie foi uma das mais importantes e influentes figuras da música no século XX. Referenciado popularmente como o "Camaleão do Rock", por conta de sua capacidade de reinventar sua imagem ao longo dos anos, Bowie criou alter-egos (como o extravagante Ziggy Stardust e o misterioso Thin Whithe Duke) para realizar obras revolucionárias e atemporais, como The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, Station to Station e Let`s Dance. Em 2004, foi eleito o 23° melhor cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone e o maior artista de todos os tempos em uma pesquisa da BBC de 2019.

    David Bowie no David Bowieverso.

    Porém, David Bowie não foi influente na música e no Rock somente. Ao longo de sua vida, ele estabeleceu também uma bem sucedida carreira como ator, deixando sua marca na sétima arte em papéis variados. Por conta disso, hoje trouxemos uma pequena lista de alguns filmes marcantes do camaleão do Rock em forma de celebração a sua vida e obra. Vamos a ela!

    O Homem que Caiu na Terra (1976)

    Nesse filme de Nicolas Roeg, inspirado em um livro homônimo de Walter Tevis, David Bowie deu vida a Thomas Jerome Newton, um alienígena que vem à Terra em busca de água, um recurso em falta no seu planeta natal. Para alcançar seu objetivo, Thomas se disfarça de empresário e cria tecnologias avançadas para arrecadar dinheiro, porém logo acaba se envolvendo nas tentações, vícios e corrupções humanas, se apaixonando por uma mulher terráquea e chamando atenção governamental por suas habilidades, levando-o a ser perseguido em busca de descobrir suas origens. Muito cultuado pelos fãs do cantor, essa ficção científica inspirou Bowie a escrever, no fim de sua vida, o musical Lazarus, que funciona como uma espécie de continuação para a história de Thomas Jerome algumas décadas depois do que foi visto no filme.

    Labirinto: A Magia do Tempo (1986)

    Outro dos maiores papéis da carreira de David Bowie, em Labirinto: A Magia do Tempo ele não só atuou como também compôs a trilha sonora, tendo em vista que o longa é uma mistura de fantasia e musical. Na trama, acompanhamos a história da jovem Sarah (Jennifer Connelly), que enjoada de tomar conta de seu irmão, Toby, deseja que ele suma de sua vida. Ao ter seu desejo atendido, o irmão de Sarah é raptado por Jareth, o rei dos duendes vivido por Bowie, e para resgatá-lo ela terá que resolver um complexo labirinto com a ajuda de algumas criaturas peculiares (e alguns icônicos números musicais) em uma espécie de terra encantada. Mais um dos filmes extremamente cultuado pelos fãs de Bowie, Labirinto, além de estrelado pelo cantor, foi escrito e dirigido por Jim Henson (criador dos Muppets e Vila Sésamo) e produzido por George Lucas (criador de Star Wars).

    A Última Tentação de Cristo (1988)

    Nessa adaptação extremamente polêmica da vida de Jesus Cristo, inspirada no livro homônimo de Níkos Kazantzákis e dirigida pelo mestre da Sétima Arte, Martin Scorsese, a vida de Jesus (vivido de forma brilhante por Willem Dafoe) é imaginada de uma forma humanizada e polêmica, onde ele luta contra várias formas de tentação ao longo de sua jornada, como o medo e a luxúria. No filme, David Bowie deu vida a Pôncio Pilatos, o governador romano da judeia e juiz que, como dizem os livros sagrados, não interveio na condenação de Jesus a morrer pregado na cruz.

    Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)

    Em Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer, filme derivado da série Twin Peaks, dirigido pelo famoso cineasta David Lynch (que também comandou a série de tv junto de Mark Frost) e que conta uma história pregressa a do programa, David Bowie participou como Phillip Jeffries, um peculiar agente do FBI. Quando a série retornou para uma nova temporada, em 2017, foram utilizadas imagens de arquivo do cantor. Twin Peaks gira basicamente em torno da investigação sobre o assassinato da estudante Laura Palmer, na cidade ficcional de Twin Peaks. O filme, sendo um prelúdio, trata-se de uma história que nos leva aos acontecimentos vistos na série.

    O Grande Truque (2006)

    Em O Grande Truque, de Christopher Nolan, David Bowie deu vida a figura real do inventor Nikola Tesla. Na trama do filme, acompanhamos a história de Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) dois mágicos e rivais em busca de criar o melhor truque de ilusão entre eles, o que trará trágicos resultados para ambos. Nolan afirmou que a escolha de Bowie para viver Tesla foi porque ele buscava alguém extremamente carismático que não necessariamente fosse uma estrela de cinema.

    Anúncio

    Populares

    Anúncio

    Vídeos

    Veja o que você perdeu!