Dia de Star Wars: 6 obras nem tão conhecidas assim da saga!

Dia de Star Wars: 6 obras nem tão conhecidas assim da saga!

Todo dia 4 de maio, como já é de praxe, é celebrado o dia mundial de Star Wars. A brincadeira nasceu de um trocadilho feito pelos fãs entre a icônica frase May the Force Be with You (Que a força esteja com você), que é recitada em diversos momentos ao longo dos filmes da saga, e May the Fourth Be with You. “Que o 4 de Maio Esteja com Você”, em uma tradução livre.

Em 2022, completam-se 45 anos desde que Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (na época somente “Star Wars” ou “Guerra nas Estrelas”), o primeiro filme da franquia multibilionária criada por George Lucas, chegou aos cinemas pela primeira vez, em 1977. De lá para cá, foram lanaçdas três trilogias, Spin-off´s, Animações, Séries de TV, Jogos, Livros, Quadrinhos e tudo mais que se tem direito relacionado a saga.

Dito isso, nesse dia mundial de Star Wars, decidimos relembrar seis produções que, no meio de tantas envolvendo a saga, acabaram por se tornar um tanto quanto obscuras para uma parte do público em geral.

The Star Wars Holiday Special (1978)

Para abrir essa lista, seria impossível não começar com aquela que talvez seja a mais obscura obra do universo Star Wars: o “Holiday Special“. Exibido pelas redes de televisão americanas e canadenses, o famigerado especial de final de ano da saga foi ao ar em 17 de novembro de 1978, pouco mais de um ano depois do lançamento de Uma Nova Esperança (1977). Na trama, acompanhamos Han Solo, Luke Skywalker e Princesa Leia ajudando Chewbacca a retornar para sua casa, com o objetivo de encontrar sua família e comemorar o “Dia da Vida” (algo próximo do Dia de Ação de Graças na galáxia muito distante).

A produção foi autorizada pelo próprio George Lucas, que, na época, trabalhava em O Império Contra-Ataca (1980), e contou com o retorno do elenco principal da franquia, incluindo o trio protagonista Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hammill. Apesar disso, devido a má recepção por parte da crítica e dos fãs, o pograma jamais voltou a ser exibido, tendo sido esquecido por muito tempo, para alegria de Lucas e de todos os envolvidos na produção. Porém, aos corajosos que se interessarem, hoje em dia, com o advento da internet, circulam pelos confins do Youtube algumas cópias recuperadas dessa joia rara, que inclui até mesmo números musicais cantados pelos nossos heróis favoritos…

Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewok (1984)

Desde que fizeram sua primeira aparição em O Retorno de Jedi (1983), os Ewoks nunca foram unanimidade entre os fãs de Star Wars. Há quem ame. Há quem deteste. Apesar disso, os “ursinhos carinhosos” da galáxia muito distante sempre foram sucesso entre as crianças. Dito isso, em 1984, após o encerramento da trilogia original da saga no ano anterior, Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewok foi lançado como um filme diretamente para a televisão.

Destinado para crianças, a história do longa, que se passa após os acontecimentos vistos nos três primeiros filmes, é bastante simples. Acompanhamos uma família cuja nave espacial cai na lua florestal de Endor. Os irmãos Mace (Eric Walker) e Cindel (Aubree Miller) são separados de seus pais e contarão com a ajuda dos habitantes locais, liderados por Wicket (o carismático Warwick Davis), para procurar seus pais, que foram capturados por um monstro chamado Gorax. Hoje em dia, apesar de não ser considerado uma obra canônica na linha temporal da saga, o filme está disponível no Disney Plus.

A Batalha por Endor (1985)

Apesar de ser considerado bastante simplório e infantil, Caravana da Coragem fez sucesso suficiente entre as crianças da época. O filme foi, inclusive, um veículo de primeiro contato para essas com Star Wars, fato que permitiu que o longa televisivo ganhasse uma continuação. Assim, A Batalha por Endor chegou nos canais de televisão norte-americanos em 1985.

Na trama, mais uma vez desprovida de qualquer complexidade, um grupo de saqueadores conhecido como exército dos Marauders, liderados pelo rei Terak (Carel Struycken) e pela bruxa Charal (Siân Phillips), ataca a aldeia dos Ewoks. Eles acabam matando os pais e o irmão de Cindel (Aubree Miller), que consegue fugir para a floresta junto de Wicket (Warwick Davis). Lá eles conhecem Noa (Wilford Brimley) e Teek (Niki Botelho), que também estão em busca de uma maneira de voltar para casa. Juntos, eles terão que lutar contra os inavasores com o intuito de salvar a ilha florestal. O filme também encontra-se disponível no Disney Plus.

Star Wars: Ewoks (1985-1986)

George Lucas parece gostar mesmo dos Ewoks, não é mesmo? Não satisfeito em ter investido em dois spin-offs sobre Wicket e seus companheiros de Endor, em 1985, a LucasFilm produziu um desenho animado mais uma vez focado nos habitantes da lua florestal. A série durou duas temporadas de 13 episódios cada e foi ao ar até 1986. Star Wars: Ewoks é mais uma das obras não-canônicas na cronologia da saga que está disponível no Disney Plus, sob o selo “Star Wars Vintage“.

Star Wars: Droids (1985-1986)

Paralelamente à série animada focada nos Ewoks, a inseparável dupla C-3PO e R2-D2 também ganhou uma animação para chamarem de sua. Intitulada de Star Wars: Droids, a série mostrava as aventuras dos icônicos personagens antes dos acontecimentos vistos em Uma Nova Esperança (1977). Ela durou uma temporada de 13 episódios, que foram ao ar em 1985, e ganhou um especial de encerramento no ano seguinte, 1986. Também encontra-se disponível no serviço de streaming da Disney.

Star Wars: Clone Wars (2003-2005)

Antes da versão em animação digital 3-D, o período das Guerras Clônicas, que se passa entre os episódios II (O Ataque dos Clones) e III (A Vingança dos Sith), teve uma versão em 2-D. Star Wars: Clone Wars foi exibida no Cartoon Network, entre 2003 e 2005. A animação foi produzida pela LucasFilm em parceria com Genndy Tartakovsky, animador russo famoso pela criação das séries Samurai Jack e Laboratório de Dexter. Apesar de também não ser considerada material canônico pela Disney (ao contrário da versão em 3-D), essa versão é, até hoje, bastante querida entre os fãs e pode ser encontrada completa no YouTube.

Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

YouTube

Confiram também o InstaGeek88

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *