
Disney admite queda de qualidade no MCU e aposta em Thunderbolts* como símbolo da nova fase da Marvel
2 min.
08/05/2025
Ériton Cláudio
Após anos de críticas ao excesso de lançamentos e à queda de qualidade nas produções do Universo Cinematográfico da Marvel, a Disney finalmente reconheceu publicamente os problemas enfrentados pelo estúdio desde Vingadores: Ultimato (2019). Em recente conferência de resultados financeiros, o CEO da empresa, Bob Iger, afirmou que a situação está sendo revertida — e destacou o recém-lançado Thunderbolts* como o maior exemplo dessa nova abordagem (via Deadline).
“Com o nosso entusiasmo em inundar nossa plataforma de streaming com mais conteúdo, recorremos a todos os nossos motores criativos, incluindo a Marvel, e os fizemos produzir muito mais. Aprendemos com o tempo que quantidade não gera necessariamente qualidade”, declarou Iger. “Francamente, todos admitimos para nós mesmos que perdemos um pouco o foco ao fazer demais. Ao consolidar um pouco e fazer com que a Marvel se concentre muito mais em seus filmes, acreditamos que isso resultará em melhor qualidade. Acho que o primeiro e melhor exemplo disso é Thunderbolts*.”
Lançado recentemente nos cinemas brasileiros, Thunderbolts* não teve um desempenho explosivo nas bilheteiras até agora, mas vem se destacando com forte aprovação da crítica especializada e elogios do público, sinalizando uma recuperação no prestígio da marca Marvel. O filme é visto por muitos como um respiro criativo, com um tom mais sombrio e uma abordagem mais madura do que os lançamentos anteriores, que foram frequentemente acusados de repetitividade e excesso de efeitos visuais sem substância.
- Sucesso de Thunderbolts* marca virada estratégica da Marvel Studios, após anos de excessos e desgaste criativo
- Crítica — Thunderbolts* acerta ao fazer dessas figuras rengeadas indivíduos enfrentando suas batalhas mais íntimas
A aposta em menos projetos e maior apuro criativo parece ser o novo mantra da Marvel Studios, agora sob o olhar mais atento da alta direção da Disney. A promessa é clara: retomar o brilho que fez do estúdio um fenômeno global na década passada.
Com Thunderbolts* como ponto de virada, os fãs agora aguardam os próximos passos do estúdio, curiosos para ver se essa mudança de rota será realmente sustentada.