
Filmes da Marvel podem ter exibição proibida na China. Entenda o motivo!
2 min.
18/05/2021
Victor Oliveira
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Os Eternos são os filmes da Marvel que podem ter seus lançamentos proibidos pelo governo Chinês. Entenda o motivo disso abaixo.

A Marvel aposta no lançamento de “Os Eternos” e “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” para aumentar sua força com os fãs asiáticos. Por um lado, o filme dos Eternos terá direção de Chloé Zhao, diretora chinesa e vencedora do Oscar por “Nomadland”. Além dela, teremos Gemma Chan (“Capitã Marvel”), atriz anglo-chinesa que interpreta Sersi, que deve ter destaque no filme. Já o filme solo do Shang-Chi será a primeira produção da Marvel a contar com um super-herói asiático como protagonista. O personagem será interpretado por Simu Liu (“Kim’s Convenience”).

Esses são os pontos fortes que a Marvel enxerga para alcançar seus objetivos e fortalecer sua base de fãs no continente, através do público chinês. No entanto, o CCTV6 China Movie Channel exibiu uma lista com as datas de lançamento para 8 dos 10 filmes planejados pelo Marvel Studios , sendo que “Os Eternos” e “Shang-Chi” ficaram fora da lista.
O canal está sob a jurisdição do Departamento de Propaganda Chinês, órgão que define a aprovação da exibição de filmes no país. Apesar de não ter sido confirmado, isso leva a crer que os dois longas não foram aprovados pelo órgão.
Quais são os possíveis motivos para isso?
Chloé Zhao

Diretora de Os Eternos, sendo a primeira mulher a dirigir um filme da Marvel, Chloé Zhao, devido à posicionamentos passados, não possui uma boa relação com o governo Chinês, que chegou a impor bloqueios em notícias de sua vitória no Oscar.
Estereótipos

“Shang-Chi” vem sendo duramente criticado por suposta esteriotipização da cultura chinesa. Fora o visual e a temática de kung fu, o fato de o filme ter o Mandarim como pai de Shang Chi traz à tona a ideia do “perigo amarelo”, uma metáfora racista que no material original era representada por Fu Manchu, a primeira versão do pai do herói nos quadrinhos.
Ainda não é certo se esses filmes irão ou não sofrer boicote na China. Entretanto, essa ameaça pode custar caro aos cofres da Marvel, uma vez que o mercado chinês é atualmente o segundo maior do muno e impacta diretamente no sucesso ou não de um grande lançamento.
Essa matéria foi feita em parceria com a página A Caixa Nerd!
Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!