Filmes, Documentários e mais: 5 obras com O Rei do Rock para conferir depois de assistir Elvis!
Elvis (2022), a cinebiografia de Elvis Presley (1935-1977), com direção do cineasta australiano Baz Luhrmann, chegou com tudo nos cinemas. Abordando toda a trajetória do cantor, de sua infância até sua trágica e precoce morte, o filme passa por alguns dos momentos mais icônicos de sua carreira. Dito isso, hoje separamos cinco obras essenciais para quem curtiu a cinebriografia do Rei do Rock and Roll se aprofundar ainda mais na sua vida e obra!
Prisioneiro do Rock' n' Roll (1957)
Elvis dedicou uma parcela significativa de sua carreira ao cinema, tendo feito sua estreia como ator em 1956, no filme Ama-me com Ternura. Foi no ano seguinte, porém, em que o cantor estrelaria aquele que talvez seja o seu longa mais icônico, Prisioneiro do Rock' n' Roll, de 1957. Na trama, acompanhamos a história de Vince Everett (Elvis), um jovem que, após matar um homem acidentalmente, é preso. Na prisão, ele conhece um ex-cantor de country que o ensina a tocar violão e, após ser libertado, inicia uma promissora carreira musical sob o agenciamento da atraente Peggy (Judy Tyler). É nesse filme em que está presente o antológico número de dança da canção que o nomeia originalmente, a icônica "Jailhouse Rock".
Balada Sangrenta (1958)
Balada Sangrenta, de 1958, originalmente, seria estrelado por James Dean (Juventude Transviada). Porém, após a morte prematura do ator em 1955, o filme passou a ser um projeto que visava ter Elvis Presley como protagonista. Apesar de nunca ter sido reconhecido como um ator excepcional, a performance de Elvis, aqui, foi bastante elogiada. No filme, acompanhamos a história de Danny Fisher (Presley), um Jovem rebelde que acaba se envolvendo com uma gangue de delinquentes e passa a trabalhar como cantor em bares. Ao se tornar um grande sucesso, ele começa a sofrer chantagens de um gângster, que quer obrigá-lo a cantar em sua casa noturna. Entre canções icônicas de Elvis presentes no longa estão "Trouble" e "Hard Headed Woman".
Feitiço Havaiano (1961)
As imagens de Elvis e do Havaí estão consideravelmente associadas. Dito isso, a ilha, famosa por suas paisagens paradisíacas, foi palco do icônico longa-metragem Feitiço Havaiano, lançado em 1961. Nele, Elvis é Chad Gates, um jovem que, após prestar serviço militar, retorna para sua casa em Honolulu, Havaí, e é pressionado por seu pai a começar a trabalhar no negócio da família. O foco de Chad, porém, é curtir sua vida e surfar. Mais tarde, ele se torna um sedutor guia turístico pela cidade e por seus belos panoramas. Foi nessa ocasião onde o Rei do Rock presenteou as audiências com a belíssima balada romântica "Can't Help Falling in Love".
Elvis NBC TV Special (1968)
Também conhecido popularmente como `68 Comeback Special, o NBC TV Special marcou o retorno de Elvis as apresentações ao vivo após sete anos afastado para se dedicar a carreira de ator. Incialmente, a ideia do empresário do cantor, o controverso Coronel Tom Parker, era de que o programa fosse um especial de Natal. Considerado um dos momentos mais icônicos da trajetória de Elvis, o especial, que foi ao ar em dezembro de 1968, foi um ponto de virada na carreira do cantor, que, a partir daqui, começaria a se dedicar ininterruptamente a apresentações ao vivo, com foco muito maior em canções mais românticas e melódicas. Aqui, o Rei apresentou para o mundo a sua apoteótica performance da música "If I Can Dream".
Elvis é Assim (1970)
Lançado em 1970, o documentário Elvis: That`s the Way it Is, que no Brasil ficaria conhecido omo Elvis é Assim, acompanha os shows e os bastidores das lendárias apresentações realizadas por Elvis em Las Vegas, no ano de 1970, no The International Hotel, que, subsequentemente, se tornaria palco para outras inúmeras apresentações do cantor até o final de sua vida. Recheado por canções icônicas, constam no documentário apresentações ao vivo de sucessos como "Suspicious Minds" e, mais tarde, na edição especial lançada em 2001, "The Wonder of You" e "In the Ghetto".
Bônus:
Aloha from Hawaii via Satellite (1973)
Primeiro show musical transmitido ao vivo em escala global, o Aloha from Hawaii via Satellite foi ao ar como especial televisivo, quebrando inúmeros recordes de audiência da época. Mais um momento histórico da carrreira de Elvis Presley que merece ser relembrado por aqui.
Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!
Confiram também o InstaGeek88