Não sabe o que assistir? Clica aqui.

    Matrix tem referências bíblicas e nós podemos provar!

    Matrix tem referências bíblicas e nós podemos provar!

    4 min.19/02/2021Lucas Falcão

    Se você está pensando: "Que que esses caras estão falando?", você está pensando certo. Mas relaxa, que vamos explicar tim-tim por tim-tim dessa teoria e no final vocês dão o aval!

    Somos fãs da franquia Matrix e disso não temos dúvida. Mas assistindo e re-assistindo aos filmes diversas vezes, começamos a notar semelhanças bíblicas na narrativa e na construção dos personagens. Vamos aos pontos!

    Mas antes, caso queiram um resumo, segue um vídeo da teoria!

    Se liga no vídeo dessa teoria!

    1 - Neo, o escolhido

    Neo, o escolhido para salvar o mundo!
    Neo, o escolhido para salvar o mundo!

    A missão

    Começando pelo personagem principal e sua narrativa, já podemos de cara ter uma semelhança conceitual entre Neo e Jesus Cristo.

    Prestem bem atenção: qual é a principal função de Neo ao entrar na Matrix? Salvar os dois mundos, tanto o virtual, como o real. Conseguem pensar em outro ser que foi enviado pelo pai para resgatar a humanidade? Pois é...

    Ressurreição

    Se a comparação anterior pareceu fraca e muito viajada, vamos para uma mais prática e que é impossível não se notar.

    No final do primeiro filme da franquia, o protagonista trava uma batalha contra o seu principal inimigo, o Agente Smith. Dentre os golpes deferidos, o antagonista saca uma pistola e dá uma série de tiros, matando Neo. Após muita tensão e um beijo de Trinity, o herói volta dos mortos, liberando todo o seu potencial. Ele derrota parcialmente os agentes e volta para guiar o seu esquadrão.

    Jesus de Nazaré também ressuscita após ser crucificado, para mostrar aos seus apóstolos o pleno potencial de seus ensinamentos e que ele realmente é o filho do criador!

    2 - Trinity e o sonho

    Trinity no triste sonho de Neo
    Trinity no triste sonho de Neo

    Santíssima trindade

    Quando ouvimos ou lemos o nome da protagonista, qual a primeira coisa que vêm na cabeça? Não sei vocês, mas na minha vêm pensamentos relacionados ao número 3, como trinca ou até mesmo trindade.

    Se formos notar, o pilar bíblico que é passado para os fiéis também se baseia em uma trinca, chamada de santíssima trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Pode ser coincidência, ou os criadores também pensaram nisso na hora de criar a personagem... Vai saber!

    Mais uma ressurreição

    Outro ponto importante a salientar é que, em Matrix Reloaded, no triste sonho de Neo, diversas vezes sua amada cai de um prédio e um agente acerta um tiro mortal nela. Como o escolhido tem o dom da premonição, esse fato acaba ocorrendo e logo em seguida com seu poder, ele consegue ressuscitar Trinity!

    Do lado bíblico, ocorreu um fato similar. Ao saber da morte de seu amigo Lázaro, Jesus se encaminhou a Betânia e operando um milagre, o ressuscitou! Esse fato só ressaltou ainda mais a missão do filho de Deus na Terra, que é trazer ensinamentos e ser ouvido através de sua divindade.

    3 - A Oráculo e o Arquiteto

    A dualidade entre Oráculo e Arquiteto
    A dualidade entre Oráculo e Arquiteto

    A dualidade

    Desde que o mundo é mundo, nos deparamos com dualidades extremamente opostas como o quente e o frio, a luz e a escuridão ou o bem e o mal. E é exatamente sobre isso que vamos falar.

    Esse tipo de coexistência também é percebida pelas figuras da Oráculo e do Arquiteto. Percebam que sempre que uma decisão é preciso ser tomada, quem é a primeira figura que Neo, Morpheus e Trinity procuram? Ela mesma, a Oráculo. Com toda a sabedoria e sendo conhecedora do presente, do passado e do futuro, a única conclusão plausível é que ela é a representação de ninguém menos que Deus!

    Enquanto por outro lado, com medidas totalmente focadas na razão e sem nenhum pingo de emoção, temos o Arquiteto. Essa figura, movida por pensamentos duvidosos e com grande poderes, pode ser facilmente associada ao tinhoso.

    4 - O último ato

    O último ato do escolhido
    O último ato do escolhido

    O fim dos escolhidos

    Para concluir nossa teoria, nada melhor do que lembrar o fim de ambos os escolhidos para salvarem o mundo! Os dois foram sacrificados pelo criador para que a humanidade pudesse continuar vivendo. Obviamente que em circunstância diferentes, porém a essência é a mesma, Neo e Jesus Cristo cumpriram mutuamente os seus propósitos!

    E aí, o que acharam dessa teoria? Se gostaram nos ajudem a divulgar compartilhando com outras pessoas que possam gostar também! 🤩

    Fique ligado no nosso site e nos siga nas mídias sociais para mais informações!

    Instagram

    Facebook

    Youtube

    Anúncio

    Populares

    Anúncio

    Vídeos

    Veja o que você perdeu!