
Os filmes de Ridley Scott que você precisa assistir!
5 min.
04/12/2020
Guilherme Salomão
Essa semana o cineasta Ridley Scott completou 83 anos de idade. O diretor britânico iniciou sua carreira como diretor de comerciais de televisão em seu país natal, onde pôde desenvolver suas habilidades e logo se arriscar no cinema dramático, fazendo sua estreia com Os Duelistas (1977), um filme sobre dois soldados franceses e sua rivalidade em plena As Guerras Napoleônicas.
Com mais de 40 de carreira e um currículo versátil, Scott se destacou por suas realizações nos gêneros de Ficção-Científica e Filmes Épicos/Históricos, além também de Dramas, Máfia e Guerra, se tornando um realizador muito querido pelo público cinéfilo. Dito isso, hoje trouxemos uma lista de filmes de Ridley Scott que são obrigatórios!
Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

O primeiro grande sucesso comercial de Ridley Scott foi Alien, o Oitavo Passageiro, seu segundo longa da carreira e primeiro produzido nos Estados Unidos. Com roteiro de Dan O´bannon, acompanhamos em Alien a história da tripulação de um cargueiro espacial que ao atenderem um estranho sinal vindo de um asteroide, acabam levando a bordo da nave uma criatura selvagem que, um por um, vai eliminando todos os tripulantes. Estrelado por Sigourney Weaver, no papel de uma das melhores personagens femininas da história do cinema, a tenente Ellen Ripley (enfrentando uma das maiores criaturas da sétima arte), Alien foi um sucesso estrondoso de crítica e público, gerando uma bem sucedida franquia com três sequências e dois prelúdios. Scott misturou perfeitamente elementos do cinema de Ficção Científica e Terror para realizar um filme que abre essa lista com chave de ouro.
Blade Runner: O Caçador de Andróides (1982)

Um dos maiores filmes de ficção-científica já feitos, Blade Runner tem uma história peculiar por trás. Ao todo, cerca de de sete versões do longa já foram lançadas até chegar no chamado "Final Cut" (Corte Final, em tradução livre), em 2007. As primeiras versões de cinema, em 1982, não foram bem recebidas por conta de várias alterações exigidas pelo estúdio, sendo os cortes originais de Ridley Scott (o primeiro deles lançado em 1992 e o final, como já dito, em 2007) as versões que levaram Blade Runner a aclamação. Com uma pegada neo-noir, muitas questões filosóficas e reflexivas sobre o ser humano até hoje debatidas e uma perfeição técnica de cair o queixo, o filme foi inspirado em um livro de Philip K. Dick e conta a história de um caçador de replicantes (andróides criados por humanos que devido a um incidente são ilegais na terra) chamado Rick Deckard (Harrison Ford), que precisa realizar uma última missão quando três indivíduos dessa categoria retornam a terra para fazer um pedido inusitado (ou não) ao seu criador.
Thelma & Louise (1991)

Saindo um pouco do tema ficção científica, temos aqui um drama misturado com road movie dirigido por Ridley Scott e que se tornou um marco para o cinema feminista. Na trama, somos apresentados as amigas Thelma e Louise, vividas, respectivamente, por Geena Davis e Susan Sarandon (detalhe curioso é que ambas foram indicadas ao Oscar de melhor atriz em 1992 por seus papéis aqui). Cansadas da vida que levam, elas decidem pegar a estrada e deixar tudo para a trás. Porém, durante a viagem elas acabam por se envolver em um crime fatal cometido em autodefesa contra um abusador. Decidindo fugir e sendo perseguidas pela polícia americana, as amigas optam por um desfecho para sua história surpreendente e um dos mais icônicos do cinema. Thelma & Louise é um dos melhores filme de Ridley Scott, merecendo fazer parte dessa lista.
Gladiador (2000)

Chegando ao gênero épico, Gladiador é sem sombra de dúvidas um dos melhores e mais marcantes filmes de toda a carreira de Ridley Scott. Na trama fictícia, situada na época do Império Romano, o imperador Marcus Aurelius (Richard Harris) causa revolta em seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), fiel comandante do exército romano de Aurelius. Revoltado, Commodus parte para uma resolução drástica que causa cicatrizes trágicas e eternas em Maximus, que em busca de vingança passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador. O filme é recheado de momentos emocionantes e de tirar o fôlego, além de performances incríveis de seu elenco, principalmente Crowe como Maximus, que saiu vitorioso no Oscar de Melhor Ator em 2001. Gladiador ainda venceu Melhor Filme e Scott, injustamente, não levou o Oscar de Melhor Diretor, prêmio que ele até hoje ainda não conquistou (mas já está muito mais do que na hora).
Perdido em Marte (2015)

Menções Honrosas
Como dito, Ridley Scott passou pelos mais diversos gêneros ao longo de sua carreira. Por conta disso, nas nossas menções honrosas escolhemos para figurar Falcão Negro em Perigo (2001), onde o diretor abordou a guerra, em um longa sobre a Guerra Civil da Somália, e O Gângster (2007), onde ele falou sobre máfia, contando a história de um dos maiores traficantes dos Estados Unidos, Frank Lucas.