Por que 25 de maio é celebrado o Dia do Orgulho Nerd?

Por que 25 de maio é celebrado o Dia do Orgulho Nerd?

Celebrado todo dia 25 de maio de cada ano, o Dia do Orgulho Nerd trata-se de uma inciativa de fãs de cultura Nerd para celebração do orgulho e do “direito” de amar a cultura desse universo, que envolve filmes, séries, quadrinhos, animes, games, etc. Mas você sabe de onde e como surgiu essa inciativa? Hoje nós contamos um pouco mais sobre!

Como surgiu?

A data surgiu na Espanha, em 2006, quando um grupo formada por cerca de 300 Nerds decidiu se juntar para celebrarem justamente o orgulho de serem Nerds. Rapidamente, com ajuda da Internet, a inciativa se espalhou pelo mundo e se tornou muito popular.

Por que dia 25 de maio?

O dia 25 de maio foi escolhido para isso pois foi nessa data, no ano de 1977, em que foi lançado o primeiro filme da saga Star Wars, uma das mais populares franquias de ficção do universo Nerd. Dirigido e escrito por George Lucas, o filme inicialmente se chamava apenas Star Wars (Guerra nas Estrelas, no Brasil), mais tarde ganhando o subtítulo Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Dia da Toalha

O dia do orgulho Nerd acaba também se misturando com uma outra celebração do universo Nerd: O Dia da Toalha, comemorado pelos fãs da franquia O Guia do Mochileiro das galáxias. Hoje em dia, as datas já são quase sinônimos, com muitos veículos já se referindo a data como “Dia do Orgulho Nerd ou O Dia da Toalha”.

O Guia

O Guia do Mochileiro trata-se de uma franquia criada por Douglas Adams, que começou com um antigo programa humorístico de rádio da BBC. Mais tarde, a ideia se tornou uma série de livros, publicada em 5 volumes, conhecida pelos fãs como “trilogia das 5 partes”. Ela é formada por O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até mais, e Obrigado pelos Peixes! e Praticamente inofensiva.

Adaptação para o Cinema e TV

Além do rádio e dos livros, o Guia do Mochileiro também foi adaptado para a TV e para o Cinema. Em 1981, foi lançada uma série, já em 2005, um filme, com Martin Freeman. Recentemente, a HULU também anunciou que trabalha em uma nova adaptação em forma de série para a franquia.

Por que das toalhas?

Nas histórias originais, que acompanham Arthur Dent, um homem comum que se envolve em uma jornada pelo espaço tempo acompanhado dos mais diversos seres e criaturas, a toalha é o item mais importante do Mochileiro das Galáxias. O motivo disso, como descrito, é pelo fato dela possuir muitas utilidades, como travesseiro, companhia e agasalho.

Homenagem a Douglas Adams

O autor da franquia, o humorista e escritor inglês Douglas Adams, havia, no ano de 2006, falecido em 11 de maio. No dia 25 do mesmo mês, seus fãs se reuniram e decidiram homenagear sua obra, surgindo então o Dia da toalha, que hoje, como dito, se mistura com o do orgulho Nerd.

Douglas Adams

Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Twitter

Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *