
QUEM FOI O GENIAL JIM HENSON?
4 min.
24/09/2020
Guilherme Salomão
Em um dia como hoje, em 1936, nascia Jim Henson. O genial criador dos Muppets e Vila Sésamo se notabilizou pelo seus feitos e inovação com manipulação de marionetes e efeitos visuais práticos. Suas empresas, a The Jim Henson Company e a Jim Henson Creature Shop, continuam ainda hoje com projetos na área do Cinema e Audiovisual, relacionados ou não com a obra de Henson.
Jim Henson começou sua carreira como manipulador de marionetes no programa intitulado Sam e seus Amigos (onde Kermit, o Sapo, sua mais famosa criação, fez suas primeiras aparições). Após o sucesso desse, ele criou o programa educativo Vila Sésamo e, mais tarde, The Muppet Show, agora destinado tanto para crianças quanto para adultos. Além disso, Henson ainda se notabilizou como Diretor, Produtor e Roteirista de Cinema.

Eleito uma das pessoas mais importantes no Entretenimento do século XX pela revista Time, Henson faleceu em 1990 vitima de uma pneumonia aos 53 anos, sendo 2020 o ano que marca então o seu trigésimo aniversário de morte. Dito isso, para celebrar a vida e obra de Jim Henson trouxemos para vocês uma lista de algumas de suas principais realizações!
Vila Sésamo

Eleito o 27° maior programa de todos os tempos em 2002 pelo TV Guide, Vila Sésamo teve mais de 48 temporadas e é o programa infantil mais duradouro da história. O programa educativo lançado em 1969 foi primeiro grande sucesso de Jim Henson em sua empreitada e foi responsável por direcionar holofotes para seu nome, permitindo assim que ele alçasse voos mais ousados em sua carreira. Além disso, foi aqui que Henson além de se mostrar um competente homem do entretenimento, se provou um educador.
Os Muppets

Com o sucesso de Vila Sésamo, Jim Henson começou a pensar em novas realizações. Dito isso, ele elaborou o The Muppet Show, um programa para família e estrelado pelos personagens homônimos criados por ele, lançado em 1976. A ideia era que essa fosse uma série de variedades, onde Kermit, o Sapo e seus amigos apresentassem números musicais, quadros humorísticos e entrevistassem convidados (toda semana uma celebridade diferente). O sucesso do programa foi tanto que os Muppets logo migraram para o cinema: Em 1979, foi lançado Os Muppets: O Filme, com Jim Henson como produtor. A partir daqui, os carismáticos personagens se tornariam uma lucrativa franquia, sendo adquirida pela Disney em 2004.
O Cristal Encantado (1982)

O Cristal Encantado marcou uma virada da carreira de Jim Henson. Além de ser um dos seus primeiros longas-metragens para o cinema no cargo de diretor e roteirista, Henson aqui começou a se arriscar em histórias de fantasia, criando um universo e personagens no tema, com marionetes e efeitos práticos (de forma impecável). Na trama, somos levados para outro planeta, onde um Cristal Encantado foi destruído dando início a uma era de desordem. Jen, um Gelfing, parte em uma jornada para encontrar uma parte perdida do Cristal e restaurar a união e paz ao seu planeta natal. Co-dirigido por Frank Oz (dublador e manipulador da marionete do mestre Yoda em Star Wars) e produzido por Gary Kurtz (produtor dos primeiros Star Wars), o filme veio a se tornar um clássico Cult de fantasia da década de 80.
Labirinto: A Magia do Tempo (1986)

Após O Cristal Encantado, a próxima realização de Jim Henson foi esse musical, também de fantasia. Em parceria com George Lucas, que aqui foi produtor do filme, e estrelado por ninguém mais ninguém menos que David Bowie, que aqui também compôs canções originais para o filme, Labirinto se tornou um dos favoritos dos saudosistas dos anos 80, além de ser muito cultuado pelos fãs de Bowie. Na trama, acompanhamos a história de Sarah (Jennifer Connelly), que ao ficar insatisfeita por ter que tomar conta de seu irmão mais novo e desejar que o mesmo suma de sua vida, tem seu desejo atendido por Jareth, o rei dos Goblins (David Bowie), que o sequestra. A única maneira de Sarah salvar seu irmão é resolvendo um complexo labirinto em uma terra encantada. Ao longo de sua jornada (embalada pelas canções de Bowie), a jovem conta com ajuda de diversas criaturas (todas elas marionetes desenvolvidas por Henson).
Bônus: Conto de Areia

Para fechar, temos algo um pouco diferente. Conto de Areia trata-se uma história em quadrinhos escrita e ilustrada pelo quadrinista Ramon K. Perez. Porém, o que faz com que ela esteja presente aqui é o fato de ter sido inspirada em um roteiro perdido de Jim Henson para um filme que nunca chegou a ser filmado por conta de sua morte em 1990. Tornando-se em uma bizarra e surrealista aventura em quadrinhos, aqui acompanhamos um homem chamado Mac em uma perseguição por um deserto, onde ele enfrenta um homem misterioso e criaturas animalescas. O quadrinho foi vencedor de três Prêmios Eisner (o Oscar dos quadrinhos) e no Brasil foi lançado pela editora Pipoca & Nanquim.