Não sabe o que assistir? Clica aqui.

    Suicídio do diretor, altura de Tom Cruise e mais: As histórias inusitadas por trás de Top Gun!

    Suicídio do diretor, altura de Tom Cruise e mais: As histórias inusitadas por trás de Top Gun!

    4 min.19/05/2022Guilherme Salomão

    Sucesso absoluto?

    Lançado em 1986, e prestes a ganhar uma sequência intitulada Top Gun: Maverick, Top Gun: Ases Indomáveis foi o maior sucesso de bilheteria em seu ano de lançamento. O longa faturou incríveis 356,8 milhões de dólares no mundo inteiro, superando filmes como Platoon e Curtindo a Vida Adoidado, também lançados em 1986.

    Por outro lado, em seu lançamento, o filme não foi uma unanimade entre a crítica especializada, recebendo avaliações mistas. Hoje em dia, porém, apesar de seus momentos considerados cafonas e bregas, principalmente aqueles que envolvem o romace do casal principal, Top Gun é bastante reconhecido pela sua virtuosidade técnica, principalmente as sequências de ação de tirar o fôlego.

    O início de tudo

    A ideia do longa surgiu a partir de um artigo chamado "Top Guns", publicado na revista "Calfifornia Magazine" por Ehud Yonay, um jornalista israelense. No artigo, Yonay realizou um relato detalhado do dia a dia de pilotos de caça profissionais da Estação Miramar, uma estação aérea locolizada na cidade de San Diego, na Califórnia.

    O Pentágono no filme

    Querendo autenticidade, a Paramount Pictures e o produtor Jerry Bruckheimer, utilizaram aviões e porta-aviões verdadeiros nas gravações. Por conta disso, estima-se que foram pagos cerca de 1,8 milhões de dólares ao Pentágono, que cedeu todo material necessário para a ousada realização de Top Gun.

    Além disso, segundo uma matéria do jornal Washington Post, o próprio Pentágono teria acompanhado todo o processo de produção do filme. O orgão chegou até mesmo a interferir no roteiro do longa, com o intuito de evitar que o exército e a marinha dos EUA fossem representados de forma ofensiva ou muito fora da realidade.

    Trilha Sonora

    Composta por Giorgio Moroder e Tom Whitlock, e gravada pela banda Berlin, a música tema do filme foi a chiclete “Take my Breath Away”. Um verdadeiro sucesso, a canção, além de ter atingido 1º lugar em algumas das principais paradas ao redor do mundo, venceu o Oscar de Melhor Canção Original no ano de 1987.

    A produção de Top Gun, inicialmente, queria que a música “Only the strong survive”, do cantor Bryan Adams, fosse a canção tema do filme. Porém, Adams não permitiu, alegando que o longa promovia uma visão glorificada da guerra.

    Vale lembrar também que, além de "Take my Breath Away", o filme conta com duas faixas performadas por Kenny Loggins: "Danger Zone" e "Playing with Boys". No final das contas, a trilha sonora de Top Gun como um todo é uma das mais bem sucedidas em toda a história do cinema.

    Tom Cruise

    Reza a lenda que Tom Cruise, na época um astro em ascensão, foi convencido a aceitar o papel de Maverick após ter voado de verdade em um caça. Cruise, famoso por suas realizações de alta adrenalina por trás das câmeras, principalmente na franquia Missão: Impossível, nunca escondeu o quão incrível achou a experiência.

    Além disso, as inúmeras cenas em que ele aparece seminu ao longo do filme teriam sido uma exigência dos produtores. Por conta da fama de galã do astro, as sequências foram feitas em forma de apelo popular para Top Gun. Por seu papel no longa, ele recebeu cerca de 1 milhão de dólares.

    Altura

    Como Kelly McGillis, atriz que interpreta o par romântico de Maverick, é mais alta do que Tom Cruise, conhecido por sua baixa/média estatura, o ator teve de utilizar botas com salto nas gravações, para que a diferença não fosse tão visível assim em cena.

    McGills e Cruise.

    Tragédia nos bastidores

    Durante as gravações do filme, um dublê de voo chamado Art Scholl, na época com 54 anos, acabou derrubando um avião por acidente no mar, enquanto fazia testes com o mesmo. Seu corpo nunca foi encontrado. Em forma de homenagem, o filme foi dedicado a ele.

    O triste fim do Diretor

    Tony Scott, irmão do também cineasta Ridley Scott (Alien, Gladiador) e diretor de Top Gun, também teve uma morte trágica. Em 2012, ele cometeu suicídio ao pular de uma ponte em Los Angeles. Além de Top Gun, Fome de Viver (1983) e Dias de Trovão (1990), longa onde ele voltaria a trabalhar com Tom Cruise, foram outros sucessos de sua carreira. Em desenvolvimento desde 2010, a sequência de Top Gun, inclusive, teve sua produção atrasada por conta do acontecido com Scott.

    Tony Scott (esq) e Tom Cruise nos bastidores de Top Gun.

    Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!

    Instagram

    Facebook

    YouTube

    Confiram também o InstaGeek88

    Anúncio

    Populares

    Anúncio

    Vídeos

    Veja o que você perdeu!