TRILOGIAS DO CINEMA QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR!
Na Grécia antiga, a palavra trilogia significava um conjunto de três tragédias, em forma de poemas, contadas em sequência. Com o passar do tempo, o termo se expandiu para designar, de forma geral, três trabalhos artísticos (seja na Literatura, no Cinema ou na Música) com alguma conexão entre si, podendo ser a narrativa ou de ideais estabelecidos.
Em termos narrativos, podemos citar o exemplo literário de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Uma mesma história contada ao longo de três livros de forma contínua. Já pelo lado de trilogias que não possuem uma conexão de sua trama entre si, um exemplo musical que serve de ilustração perfeita é a chamada “Trilogia de Berlim”, de David Bowie. Nesse caso, o músico britânico lançou três discos que se conectavam de forma ideológica. Eles representavam uma nova fase da carreira de Bowie, onde ele, agora residindo na Alemanha, passava por um processo de experimentação de novos elementos e estilos em suas músicas, presentes nesses três trabalhos.
No Cinema, os dois casos de trilogias aparecem de forma significativa. Seja pela narrativa, como a própria adaptação dos livros de Tolkien citadas anteriormente, ou de forma ideológica, onde, na maioria das vezes, tratam-se de filmes de um mesmo diretor, contando histórias distintas, interligados entre si por um tema central (um bom exemplo disso seria a Trilogia da vingança do cineasta sul-coreano Park Chan-Wook. Nela, temos três filmes com histórias distintas: Mr. Vingança, Oldboy e Lady Vingança, porém abordando a vingança como um tema comum).
Dito isso, preparamos uma lista com algumas trilogias essenciais do Cinema que todos deveriam assistir. Vamos a elas então!
Menções Honrosas:
Antes de começarmos temos aqui dois casos que não são exatamente trilogias mas, de qualquer forma, merecem ser citados e vocês entenderão porquê.
- Indiana Jones
Sim, Indiana Jones, o famoso arqueólogo criador por George Lucas em parceria com Steven Spielberg, possui quatro filmes e um quinto sendo “cozinhado” pela LucasFilm há mais de cinco anos. Porém, os seus três incomparáveis primeiros filmes (Os Caçadores da Arca Perdida , O Templo da Perdição e A Última Cruzada) merecem todo destaque como alguns dos melhores filmes de aventura já feitos. Todos deveriam assisti-los.
- Star Trek
Entre inúmeras séries e mais de dez filmes para o cinema, Star Trek é um ícone Pop incontestável. No Cinema, a jornada dos personagens criadas por Gene Roddenberry teve início em 1978 com Star Trek: O Filme (12 anos depois da estreia da primeira série de televisão). Porém, foi a partir do segundo filme que uma trilogia foi estabelecida no meio de todo o trajeto cinematográfico da franquia. Trata-se da história contada em: Star Trek II: A Ira de Khan (1982), Star Trek III: A Procura de Spock (1984) e Star Trek IV: A Volta para Casa (1986).
Trilogia dos Dólares
Para abrir de fato a lista, vamos começar com o pé direito com a famosa trilogia de filmes Western dirigida por Sergio Leone e protagonizada por Clint Eastwood: Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966). Frequentemente listados entre os melhores filmes do gênero de todos os tempos, os três longas ajudaram a estabelecer um novo rumo para o Western. A partir dali, surgia um novo tipo de filmes baseados nos pistoleiros do velho Oeste americano: O “Western Spaghetti” (produções do gênero com origens italianas).
Popularizando o personagem de Eastwood que ficou conhecido como “O Homem sem Nome”, com uma direção requintada de Leone e a icônica trilha do maestro Ennio Morricone (falecido em julho desse ano), esse é sem dúvida um exemplo que merece figurar essa lista.
Star Wars (Clássica)
Revolucionários para época, os três longas originais de Star Wars (junto de Tubarão, de Steven Spielberg) deram início a uma nova era do cinema hollywoodiano: a dos Blockbuster (filmes grandiosos voltados para o mercado de massa). Uma Nova Esperança, ou simplesmente Star Wars (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983) estabeleceram o Evangelho que toda franquia Pop de sucesso a partir daqui deveria seguir, dando início a uma nova maneira de se fazer e consumir cinema.
O sonho de George Lucas deu início também a uma franquia bilionária. Resultando em mais duas trilogias, derivados, séries e todo o tipo de licenciamento de produtos possível, os três primeiros Star Wars conquistam seu devido reconhecimento aqui de forma mais que merecida.
De Volta para o Futuro
A trilogia De Volta para o Futuro é uma das mais queridas pelo público Cinéfilo e Pop. A explicação para isso é até simples: Esses são filmes atemporais em sua proposta e que agradam todo tipo de pessoa com a sua mistura de ficção científica, humor e ação. A empreitada de Robert Zemeckis (diretor e roteirista da franquia) resultou em três filmes que carregam uma leveza na experiência de assisti-los, servindo como um filme perfeito para se ver com a família, com os amigos, com seu par amoroso ou até mesmo sozinho.
Um elenco carismático, trilha sonora icônica, momentos hilários e referências inteligentes, esses são filmes com criatividade de sobra. Se você ainda não viu De Volta para o Futuro, veja!
Senhor dos Anéis
Uma Masterclass de Cinema por Peter Jackson (Diretor, Roteirista e Produtor dos longas) e companhia. Os três filmes baseados na obra de J. R. R. Tolkien (A Sociedade do Anel, 2001, As Duas Torres, 2002 e O Retorno do Rei, 2003), beiram a perfeição técnica e narrativa que obras cinematográficas épicas merecem alcançar. Se O Senhor dos Anéis foi um marco na literatura moderna de ficção e fantasia, no Cinema suas adaptações o foram para a indústria do audiovisual. Efeitos especiais, fotografia, direção e um elenco incrível (que inclui nomes como Christopher Lee), entre outros pontos positivos dos filmes da Terra Média resultaram em aclamação de público e crítica. Os longas estão entre as maiores bilheterias de todos os tempos e, ao todo, venceram 17 prêmios Oscar, sendo O Retorno do Rei um dos maiores vencedores da história em uma mesma noite, com incríveis 11 prêmios (O mesmo número de Ben Hur e Titanic).
Assista o Senhor dos Anéis. Essa experiência falará melhor por si do que qualquer texto (ou tentativa de um) explicativo de seu impacto e qualidade.
O Poderoso Chefão
O Senhor dos Anéis é a Masterclass. Porém, O Poderoso Chefão é uma faculdade de Cinema. Francis Ford Coppola (diretor e roteirista dos filmes) era um dos mais quentes nomes da nova geração de cineastas no movimento que ficou conhecido como “A Nova Hollywood” no início dos anos 70. Impecavelmente desenvolvido em todos os sentidos: Elenco com lendas como Marlon Brando, Al Pacino e Robert de Niro, Nino Rota com uma trilha sonora marcante e direção e roteiros perfeitos de Coppola, a trilogia O Poderoso Chefão foi um marco para o Cinema mundial. Os seus dois primeiros filmes (1972 e 1974) figuram sempre “nas cabeças” em listas desenvolvidas com a intenção de eleger os melhores filmes já feitos.
Nem mesmo um terceiro filme (1990) polêmico é capaz de tirar os méritos da adaptação do livro de Mario Puzo sobre a família Corleone. Esses são filmes essenciais para qualquer ser humano, seja ele cinéfilo ou não.