TUDO SOBRE O LOKI!
Introdução ao Personagem
A primeira aparição de Loki nos quadrinhos aconteceu em 1949, na revista Venus #6, que fazia parte do catálogo da editora predecessora da Marvel Comics: A Timely Comics. Apesar disso, a versão moderna do personagem que conhecemos foi criada por Stan Lee, Martin Lieber e Jack Kirby. Nesse caso, sua primeira aparição foi na revista da Marvel Comics Journey Into Mystery #85, em outubro de 1962. Vale lembrar que essa publicação já era a “casa” do Thor na editora, que apareceu em sua edição número 82.
Inspirado no Deus da Trapaça (ou Deus da Mentira) da Mitologia Nórdica (assim como Thor, que é o deus do trovão), Loki foi o responsável pela primeira reunião dos Vingadores nos quadrinhos. Na ocasião, Os Heróis Mais Poderosos da Terra (na época compostos por Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa) eram estreantes de uma nova revista intitulada The Avengers, em setembro de 1963. Eles enfrentaram Loki em busca de vingança contra seu irmão, Thor.
Loki é filho de Laufey, rei dos Gigantes de Gelo de Jotunheim, um dos Nove Reinos da Mitologia Nórdica. Ele foi adotado por Odin ainda criança para ser criado em Asgard como irmão de Thor. Ao longo de sua vida, Loki nutriu inveja por conta de seu pai adotivo e os outros asgardianos preferirem o seu irmão. A partir disso, jurando tornar-se o mais poderoso Deus de Asgard, começou a estudar artes místicas e utilizar suas habilidades para destruir o Deus do Trovão.
Entre seus poderes e habilidades temos: Superforça, Resistência, Feitiçaria (disparos de energia, mudança de forma, telepatia e manipulação de mentes) e fluência em qualquer idioma do universo.
O personagem já foi adaptado também para outras mídias como Séries Animadas, Videogames e, principalmente, para o Cinema. Foi nessa última que vimos aquela que é a sua mais famosa versão: A do Universo Cinematográfico Marvel, interpretada pelo ator britânico Tom Hiddleston.
Quadrinhos para conhecer o Loki
- Primeira Aparição.
Journey Into Mystery #85, de 1962, por Stan Lee, Martin Lieber e Jack Kirby.
Aqui temos a histórica edição da revista onde Thor fazia suas aparições onde ele encontra Loki pela primeira vez. Sendo assim, essa é a melhor porta de entrada para conhecer o personagem nos quadrinhos, tendo em vista que essa é sua gênese pelas mãos dos criadores.
- Enfrentando os Vingadores.
The Avengers #1, de 1963, por Stan Lee e Jack Kirby.
Essa é a primeira edição da revista dos Vingadores na história. Somente por isso já justificaria o porquê de ser uma leitura essencial para qualquer fã da Marvel Comics. Porém, como estamos falando de Loki, a justificativa de sua leitura vem pelo fato de ser aqui que o vemos desafiando os heróis pela primeira vez. Premissa essa que serviu de base para o cinema, tendo em vista que também foi o Deus da Trapaça que Os Vingadores enfrentaram em seu primeiro filme.
- Os Julgamentos de Loki.
The Trials of Loki 1 a 4, de 2010, por Roberto Aguirre-Sacasa e Sebastian Fiumara.
Essa é uma história que basicamente nos explica as motivações de Loki enquanto vilão. Acompanhamos uma espécie de jornada pela mente do Deus da Trapaça e pelo seu passado. Um quadrinho essencial para os fãs do personagem!
- Confie e mim.
Loki: Agent of Asgard 1 a 5, de 2014, por Al Ewing e Lee Garbett.
Nessa história, que faz parte reformulação nos quadrinhos da Casa da Ideias que ficou conhecida como "Nova Marvel", acompanhamos, consequentemente, um novo Loki. Motivado a fazer o bem, o Deus da trapaça se torna um tipo de agente de Asgard e a cada boa ação que realiza, uma má é apagada de seu passado.
Em Outras Mídias
Como dito anteriormente, Loki já foi adaptado para Cinema, Televisão e Videogames. Sua primeira adaptação para uma outra mídia foi na série animada de 1966 The Marvel Super Heroes (No Brasil, a tradução ficou como Os Marvel Super-Heróis...). O programa era focado em Capitão América, Namor, Homem de Ferro, Thor e Hulk, com cada dia da semana tendo um deles como protagonista de um episódio.
Apareceu também em outra série animada, dessa vez no Disney XD: Os Vingadores: Os Super-Heróis Mais Poderosos da Terra, que durou de 2010 até 2012.
Em 2011, fez parte do longa de animação Thor: O Filho de Asgard. Esse por sua vez, figurava uma leva de filmes animados produzidos pela Marvel Animation. Mais especificamente era o oitavo do projeto.
Apesar do que foi dito anteriormente, foi nesse mesmo ano de 2011 que o Deus da Trapaça fez sua estreia nos cinemas em Live Action. Em Thor (2011), o primeiro filme do Deus do trovão no Universo Cinematográfico Marvel, Loki ganhou vida por meio do britânico Tom Hiddleston. Retornando depois para ser o vilão principal dos Vingadores em Os Vingadores (2012), o Loki de Hiddleston caiu nas graças do público e se tornou um dos mais queridos vilões e personagens de toda Marvel nos cinemas. O personagem retornou depois em Thor: O Mundo Sombrio (2013), Thor: Ragnarok (2017) e Vingadores: Guerra Infinita (2018).
Vale lembrar também que em Vingadores: Ultimato (2019), Loki fez uma ponta que deixou um gancho para sua série de Televisão própria (que já havia sido confirmada desde 2018), que será transmitida pela plataforma de streaming da Disney: O Disney+.
O que podemos esperar da série? Michael Waldron e Kate Herron serão, respectivamente, o roteirista e a diretora da atração do Disney+. Foi confirmado por eles, e pelo “chefão” do MCU, Kevin Feige, que os eventos da série irão retratar Loki após ter roubado o Tesseract (objeto que o vilão nutre um tipo de obsessão, principalmente no MCU) em Vingadores: Ultimato e ter criado uma linha do tempo alternativa. Dessa forma, como afirmado por Herron, “A série levará Loki para um lugar totalmente diferente do MCU”. Waldrin por sua vez aferiu que: “exploraremos perguntas que todos temos: para onde o Loki foi após roubar o Tesseract? Fazer um amigo? E o sol voltará a brilhar sobre ele?". Vale ressaltar também que Feige disse que a série terá conexão com Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, o segundo longa baseado no Mago Supremo da Marvel, que tem previsão de estreia para 2022.
Curiosidades
- Pansexual
Nos quadrinhos Loki é assumidamente pansexual (pessoa que se sente atraída por todo tipo de gênero e orientação sexual). Isso se dá pelo motivo de ele poder mudar seu corpo de masculino para feminino com a intenção de realizar suas trapaças. Caso esteja assumindo a identidade de um homem ou mulher, seja ele(a) gay, bi, etc. ele segue irrestritamente no "papel".
- O verdadeiro Laufey
Na Mitologia Nórdica, Laufey é uma mulher e, consequentemente, mãe de Loki. Nos quadrinhos, ela foi transformada em um homem: O Rei dos Gigantes de Gelo.
- Poderoso
Loki é um dos mais poderosos vilões da Marvel ao lado de figuras como Thanos e Apocalipse. O personagem já foi responsável (ou esteve envolvido) por grandes eventos do Universo Marvel. Um bom exemplo seria o Ragnarok, onde foi ele o responsável por deflagra-lo
- Morte
Nos quadrinhos, Loki foi mais um a ser vítima de uma falsa morte. Em um ato de vingança contra Asgard, Loki se aliou ao Sentinela, que influenciado por sua personalidade maligna conhecida como Vácuo, acabou por destruir o lar dos Deuses Nórdicos. Após isso, arrependido, Loki tentou enfrentar o vácuo e acabou derrotado.
Seu retorno aconteceu pois anos antes desses acontecimentos ele fez com que Hela, Deusa da Morte, retirasse seu nome do Livro do Hel (lar dos mortos), permitindo assim que ele pudesse renascer.
- Antes de Tom Hiddleston
Antes de Tom Hiddleston ser escolhido para o papel de Loki no MCU, vários atores foram considerados para viver o personagem. Inclusive, o astro Jim Carrey.