Não sabe o que assistir? Clica aqui.

    Tudo sobre o Superman!

    Tudo sobre o Superman!

    8 min.20/01/2021Guilherme Salomão

    Introdução ao personagem

    Considerado, em linhas gerais, o primeiro grande super herói de todos os tempos, Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster e fez sua primeira aparição na revista Action Comics #1, em junho de 1938. A ideia inicial de Siegel e Shuster era de que Superman fosse um vilão chamado "The Superman", que utilizava seus poderes psíquicos para manipular pessoas. Os autores chegaram a publicar, em 1933, algumas histórias do personagem. Porém, a publicação foi cancelada e a dupla se dedicou a reestabelecer o personagem até chegar no conceito que conhecemos hoje.

    Capa de Action Comics #1

    Desde suas primeiras aparições em 1938, o último filho de Krypton foi um sucesso de vendas, que cresciam exponencialmente com o tempo e levaram ao surgimento de uma revista própria intitulada "Superman", cuja primeria edição foi lançada em maio de 1939. De fato, a publicação das histórias do personagem é considerada por especialistas da nona arte como o início da chamada era de ouro dos quadrinhos, que durou de 1938 até meados dos anos 50. A partir daqui, estava aberto o caminho para o surgimento de outros dos maiores heróis da história, como Batman e Mulher Maravilha.

    Capa de Superman #1.

    Além de todo o sucesso nas histórias em quadrinho, ao longo de mais de 80 anos Superman já foi também adaptado para diversas outras mídias como Cinema, Tv, jogos e até mesmo rádio, sendo uma das mais bem sucedidas criações de toda a Cultura Pop.

    Jerry Siegel e Joe Shuster.

    Poderes e Habilidades

    O Superman é um dos heróis mais poderosos de todos. Originário do planeta Krypton, Kal-El foi mandado por seu pai, o cientista Jor-El, para a terra quando o mesmo descobriu que seu planeta natal iria se autodestruir. A questão é que, o sol da terra faz com que Kal-El (agora Clark Kent/Superman) tenha poderes que basicamente o transformam em um deus para os humanos. Entre os atributos do personagem estão: Voo, Super força, super velocidade, invulnerabilidade, visão de calor, visão raio-x e até mesmo um sopro congelante.

    Vilões

    Por mais que muitas vezes o imaginário popular só se lembre de Lex Luthor, a galeria de vilões do Superman vai muito além do maquiavélico empresário. Claramente, Luthor é o mais famoso e popular de todos eles por estar presente em quase todas as principais adaptações do herói. Porém, entre outros nomes que O Homem de Aço já enfrentou estão: Brainiac (um ciborgue humanoide famoso por ter encolhido e roubado Kanor, a capital de Krypton), General Zod (Um militar sobrevivente de Krypton que vem para a terra em busca de reconstruir seu planeta natal por aqui), Darkseid (um dos mais temidos seres do Universo DC, que tomou o planeta conhecido como Apokolips e deseja tomar todo o universo) e Doomsday (Uma criatura monstruosa que protagonizou a história conhecida como A Morte do Superman, de 1992).

    Lex Luthor

    Os Melhores Quadrinhos do Superman

    Grandes Astros Superman

    Grandes Astros Superman é considerada por muitos a melhor história do Superman de todas. Escrita por Grant Morrison e ilustrada por Frank Quitely, a história acompanha nosso herói em uma jornada de autorreflexão a partir do momento em que ele descobre que, após uma missão, ele sofreu uma sobrecarga muito grande de raios solares e provavelmente morrerá e partir disso decide realizar feitos nunca antes imaginados com o tempo que lhe resta.

    Reino do Amanhã

    O Reino do Amanhã não é uma história exclusivamente do Superman, porém ele se torna uma peça chave de sua trama e proposta. A história, escrita por Mark Waid e ilustrada pelo mestre Alex Ross, imagina um futuro distópico do universo DC, onde os heróis clássicos encontram-se aposentados e os atuais perderam o respeito pelos seres humanos, fazendo com que a velha guarda volte a ativa para trazer de volta os valores clássicos do que é ser um herói e o que eles representam.

    O Homem de Aço

    O Homem de Aço é um dos arcos favoritos dos fãs do personagem. Desenvolvida por John Byrne (um dos principais autores de Superman da história) e Dick Giordano, essa história foi responsável por revitalizar a história do herói após o evento que ficou conhecido como A Crise nas Infinitas Terras, recontando sua história de origem, em um versão que até hoje é uma das mais aceitas entre todas que o personagem já teve.

    As Quatro Estações

    A dupla Jeph Loeb e Tim Sale além de terem feito um trabalho incrível com o Batman, como em O Longo Dia das Bruxas, também escreveram e ilustraram uma das melhores histórias do Homem de Aço: As Quatro Estações, que é dividida em quatro partes, cada uma levando o nome de uma das estações do ano. Na trama, acompanhamos o início da vida do nosso herói como o jovem Clark Kent e seus primeiros dias como Superman. Cada parte da história é narrada por alguém próximo do personagem, que apresenta sua visão sobre quem é Superman/Clark Kente e o que ele representa.

    Entre a Foice e o Martelo

    Escrita por Mark Millar, um dos maiores autores de quadrinhos contemporâneo, e desenhada por Dave Johnson, Superman: Entre a Foice e o Martelo imagina uma linha do tempo alternativa onde a nave que trazia o herói para a terra pousa em uma fazenda na União Soviética ao invés de nos Estados Unidos. Com a premissa de propor a reflexão de como seria o Superman criado na União Soviética, a história nos apresenta o personagem como um herói que luta pelos valores socialistas, além de mostrar uma realidade alternativa para todo o universo DC de certa forma.

    Adaptações para o Cinema e TV

    Como já dito anteriormente, O Homem de Aço já foi adaptado para mídias variadas além dos quadrinhos, onde algumas das mais famosas foram para o Cinema e Televisão.

    No Cinema...

    Na sétima arte a versão mais popular do herói foi a vivida por Christopher Reeve. Ao todo, o ator viveu o herói em quatro ocasiões: Superman: O Filme (1978), Superman II: A Aventura Continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV: Em Busca da Paz (1987). Os filmes de Reeve foram pioneiros no cinema de herói, provando que, se bem realizadas, esse tipo de filme podia ser bem sucedido. Infelizmente Reeve, em 1995, sofreu um grave acidente que o deixou tetraplégico e acabou por falecer por complicações de seu estado de saúde em 2004. Até hoje ele é reconhecido por muitos fãs como a melhor versão do Superman nas telas, assim como uma das melhores de qualquer herói.

    Reeve como Superman.

    Além dos filmes de Reeve, outras versões famosas do herói no cinema foram em Superman: O Retorno, de 2006, onde ele foi vivido pelo ator Brandon Routh e, mais recentemente em O Homem de Aço (2013), Batman vs. Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça (2017), onde quem deu vida ao herói foi Henry Cavill.

    Henry Cavill como Superman.

    Na TV

    As primeiras aparições do Homem de Aço em carne e osso foram na televisão. Em 1948, o ator Kirk Alyn deu vida ao herói na série Superman. Mais tarde, foi o ator George Reeves quem viveu o herói no seriado As Aventuras do Super-Homem, de 1952 e que durou 6 temporadas. Nos anos 90, Superman foi vivido por Dean Cain, para um novo programa de Tv intitulado Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman (1993-1997), que durou quatro temporadas.

    Já no século XXI, as versões televisivas do Homem de Aço mais famosas foram a da série Smallville (2001-2011), que durou 10 temporadas e era focada na juventude de Clark Kent, que foi vivido pelo ator Tom Welling. Por fim, as a mais recente das versões televisivas do herói foi a do ator Tyler Hoechilin, que viveu o herói em Supergirl (2015-presente) e Superman & Lois, nova série que deve ser lançada ainda esse ano.

    Tom Welling como Clark Kent.

    Curiosidades

    Fraquezas

    Aqui já abordamos todos os poderes do Superman, porém, como nem tudo são rosas, nosso herói também possui fraquezas. Entre elas estão principalmente, Kryptonita (fragmentos radioativos de seu planeta natal), magia (algo incomum em Krypton) e radiação solar vermelha.

    Relação com Chumbo

    A relação do herói com o chumbo é algo intrigante. Em alguns momentos, ele é uma fraqueza sua, tendo em vista que ele não consegue enxergar através de superfícies feitas pelo metal, mas em outros, ele está a seu favor, já que o elemento químico o protege das radiações que o prejudicam.

    Nicolas Cage quase foi o Superman

    Essa história já deve ser conhecida de muitos, mas, sim, Nicolas Cage quase foi o Superman em uma adaptação do herói nos anos 90 comandada por Tim Burton (que já havia dirigido o Batman de 1989). O filme chegou a entrar em pré-produção e imagens de Cage caracterizado como o herói para um teste de figurino circulam pela internet com frequência...

    Morte e Retorno

    O Superman já teve alguns arcos de morte nos quadrinhos. Porém, o mais famoso foi o dos anos 90, "A Morte do Superman", desenvolvido pelo escritor Mike Carlin. Na trama, nosso herói enfrentou o vilão Doomsday e ambos acabaram tirando as vidas um do outro. Porém, como ninguém morre de verdade em quadrinhos, pouco tempo depois foi criada a história "O Retorno do Superman".

    Anúncio

    Populares

    Anúncio

    Vídeos

    Veja o que você perdeu!