
TUDO SOBRE O WOLVERINE!
11 min.
02/09/2020
Guilherme Salomão
Introdução ao Personagem
Wolverine/Logan foi criado por Roy Thomas (na época editor chefe da Marvel), Lein Wein e John Romita. Sua primeira aparição foi na edição 180 da revista mensal do Hulk (The Incredible Hulk), em novembro de 1974. Apesar disso, somente na edição seguinte (181) que o herói canadense fez uma participação mais significativa. Mais tarde o personagem mutante se juntaria aos X-Men e nas mãos do roteirista Chris Claremont (o maior autor de X-Men na história dos quadrinhos) e do desenhista John Byrne, se tornaria famoso pelo seu protagonismo nas histórias da equipe de heróis, virando rapidamente um dos mais populares personagens da Marvel Comics.

A ideia da criação do Wolverine era de um herói canadense inspirado no mamífero conhecido como carcaju, que entre características estão ser relativamente pequeno e com garras, além de ser carnívoro. O herói seria então um mutante com garras, de baixa estatura e com personalidade "feroz". Além disso, Wolverine possui características de anti-heróis dos quadrinhos que começaram a se popularizar após a Guerra do Vietnã.

Quadrinhos para Conhecer o Wolverine
Wolverine (Eu, Wolverine)
Wolverine 1-4, de 1982, por Frank Miller e Chris Claremont.

Nessa história, que serviu de inspiração para o filme de 2013 Wolverine Imortal, o lendário quadrinista Frank Miller une forças com o maior autor de X-Men, Chris Claremont, para contar uma história solo do mutante. Wolverine viaja para o japão atrás de Mariko, o amor de sua vida que está tendo problemas com a máfia local. Repleta de icônicos momentos, esse quadrinho se tornou um dos favoritos dos fãs do herói e ficou marcado por sua frase de abertura, imortalizada como um tipo de "Com Grandes poderes vem grandes responsabilidades" de Logan: "Eu sou o melhor no que faço, mas o que eu faço não é o melhor".
Velho Logan
Old Man Logan, de 2008-2009, por Mark Millar e Stevie McNiven.

Mark Millar, um dos maiores nomes da indústria dos quadrinhos contemporânea, une forças aqui com Stevie McNiven para uma história mostrando o Universo Marvel 50 anos no futuro. Nele, os vilões venceram, conquistaram os Estados Unidos e aniquilaram boa parte dos heróis. Logan, junto da maioria dos heróis sobreviventes, está aposentado e jurou nunca mais usar suas garras depois de um trágico incidente envolvendo seus companheiros X-Men. Porém, um convite do Gavião Arqueiro para uma viagem ao longo do território americano fará com que o mutante seja obrigado a voltar a ativa. A história se tornou um jovem clássico e serviu de inspiração (em partes) para o filme Logan, de 2017.
Arma X
Weapon X, de 1991, por Barry Windsor-Smith.

Barry Windsor-Smith escreve e ilustra esse quadrinho que se tornou uma das principais histórias do personagem. Nele acompanhamos a história de como Wolverine passou pelo processo da transformação com Adamantium e se tornou assim a "Arma X" que nomeia o título. Aqui vemos uma interpretação extremamente influente de todo o processo que transformou Logan em sua versão famosa e popular. Ela serviu de inspiração para a origem, história e representação do personagem em adaptações para outras mídias.
Wolverine: Origem
Wolverine Origin, de 2001-2002, por Paul Jenkins, Andy Kubert e Richard Isanove.

Aqui não temos muito o que explicar, tendo em vista que o título do quadrinho já é bem sugestivo em relação do que ele se trata. Basicamente acompanhamos a história da origem do Wolverine, desde sua infância até se tornar o herói que conhecemos. O trio de autores foi contratado pela Marvel para fazer uma história que servisse como origem definitiva para o personagem.
Inimigo do Estado
Wolverine: Enemy of the State, de 2005, por Mark Millar e John Romita Jr.

Esta história marca mais um grande feito do roteirista Mark Millar para o Wolverine. Além dele, John Romita Jr. (Filho de John Romita, um dos criadores do mutante) assina a arte do quadrinho. Aqui vemos Wolverine sob controle da Hydra e da Mão, se tornando uma espécie de assassino a serviço dessas organizações.
Adaptações para outras mídias
Wolverine já foi adaptado para outras mídas além dos quadrinhos. Na televisão, por exemplo, ele participou de animações de sucesso dos X-Men. Nos anos 90, esteve em X-Men: A Série animada (1992-1997). Na década seguinte apareceu em X-Men: Evolution (2000-2003), onde era um professor do instituto Xavier, e protagonizou a nova animação Wolverine e os X-Men (2009). Também participou do filme animado de 2009 Hulk Vs. Wolverine.

Porém, apesar do que foi dito anteriormente, a adaptação mais popular do herói foi para o cinema. O ator australiano Hugh Jackman ficou mundialmente famoso por dar vida a Logan por incríveis 17 anos. Ele chegou a entrar para o Guiness como ator que interpretou por mais tempo um mesmo personagem no cinema. Foram nove vezes em que Jackman vestiu as garras do herói em filmes. São eles: X-men: O Filme (200), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), X-Men Origens: Wolverine (2009), X-Men: Primeira Classe (2011), Wolverine Imortal (2013), X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016) e Logan (2017).

Curiosidades
Início um pouco diferente
No início, nas primeiras aparições do Wolverine nas histórias do Hulk, o personagem se tratava na verdade de um jovem utilizando luvas com garras.

Poderes e Influência
Além de suas garras revestidas de Adamantium, Wolverine possui superforça e o famoso fator de cura. Graças a esse último, o personagem é quase imortal e esteve presente em vários momentos da história da humanidade, como a Segunda Guerra Mundial, onde serviu como um soldado e chegou a ajudar o Capitão América em uma missão de resgate a uma jovem russa, que mais tarde se tornaria a Viúva Negra.
Morte e Retorno
Apesar do fator de cura que o faz em quase um ser imortal, Wolverine pode sim morrer dependendo da situação. Nos quadrinhos, por exemplo, o personagem morreu em um arco dos X-Men em que a equipe lutava contra alienígenas pelo controle de uma gema extremamente poderosa. No combate, Logan foi derrotado pelos aliens. Porém, como ninguém morre realmente em quadrinhos, o personagem voltou a vida graças a uma gota de seu sangue que caiu na poderosa gema alienígena
A família de Wolverine:
Pais:

Nasceu no Canadá com poderes mutantes no século 19, com garras de ossos que saltam de suas mãos e um elevado fator de cura que o permite sobreviver aos piores ferimentos e faz com que envelheça lentamente.
Batizado de James Howlett, ele não era realmente filho do marido de sua mãe, mas, sim, o filho ilegítimo de Thomas Logan, guarda-caça da rica propriedade em que nasceu. Após matar acidentalmente o pai, o menino fugiu e adotou o nome de Logan.
Irmão:
Dentes-de-Sabre, alter-ego de Victor Creed, é o meio irmão e inimigo mais antigo de Wolverine, possuindo poderes bem parecidos, os dois já travaram garndes batalhas nos quadrinhos e nos filmes da Marvel
Principais filhos do Wolverine:
Daken

O nome e Daken é Akihiro, e ele é filho de uma japonesa chamada Itsu que foi assassinada pelo Soldado Invernal. Akihiro foi deixado ainda bebê na porta de uma família rica, e durante a infância era insultado pelas outras crianças da aldeia que o chamavam de Daken, palavra pejorativa que significa bastardo.
Entre suas habilidades estão as garras de osso, mas vale lembrar que seu esqueleto não é de adamantium como o do pai, e a capacidade de controlar feromônios e manipular as pessoas com isso
Kirika Yashida

Kirika é outra filha de Wolverine nascida no Japão. Diretamente de Terra-295, a garota é filha de Mariko que se relacionou com Wolverine durante sua viagem a Terra do Sol Nascente. Kirika passou a infância ouvindo histórias sobre o seu pai e sonhava com o dia que o conheceria, mas foi capturada por Nathaniel Essex e passou anos aprisionada no laboratório de Apocalypse. Quando Magneto a resgatou, ele fez uma liga de adamantium para seu esqueleto a pedido dela, e quando se uniu aos X-Men realizou com sucesso a missão de trazer seu pai de volta ao grupo. Infelizmente, Wolverine se torna Arma Omega para derrotar alienígenas e acaba matando a sua filha em Uncanny X-Force #12.
Razer

Razer é filho de Wolverine e Mística, ou seja: além da cura e das garras, ele também tem o poder de mudar sua aparência. Além de tudo ele pode viajar no tempo! Sua primeira aparição é em Battle of Atom #1 disfarçado como Kitty Pride avisando que os X-Men de outras linhas temporais que estão no local devem retornar para seus tempos de origem para evitar uma catástrofe. Enfim, ele cria uma grande confusão e engana até mesmo seu pai antes de atacá-lo com suas garras. Além disso, ele remove os não mutantes da Terra para habitar o planeta apenas com mutantes refugiados de outros planetas. E sabemos que no futuro ele perseguiu e assassinou Mística.
James Hudson Jr

James Hudson Jr, ou James Howllet II é filho de Wolverine com o Magda Lensherr, criado por James Hudson e Heather Hudson no universo Ultimate. Depois dos eventos em Ultimatum, Logan morre e os estados unidos assume uma política anti mutantes. Em uma noite, enquanto batia um racha, Jimmy perde o controle de seu carro sofrendo um acidente que resultou em uma explosão. Jimmy sobrevive com queimaduras e muita dor, mas ele começa a se curar rapidamente.
No dia seguinte, Kitty Pride aparece e lhe entrega uma caixa com os pertences de seu pai e lhe conta toda a verdade com a ajuda de um holograma do próprio Wolverine, contando ser seu pai e lhe dizendo para esquecer sobre sua mãe, respeitar os Hudsons por terem criado ele e para deixar o passado para trás e focar no futuro.
Possui os mesmos poderes do pai, incluindo as três garras nas mãos, com a diferença de que possui a habilidade de criar uma película de metal sobre elas.
Sabreclaw

Hudson Logan, filho do Wolverine e uma mulher desconhecida da terra 982, membro dos A-Next (equipe montada depois dos Vingadores debandarem).
Ele tem regeneração, força sobre humana, super resistência, agilidade sobre humana, reflexos sobre humanos, garras e presas. Também possui capas de adamantium sobre o antebraço e garras.
Wild Thing

Rina Logan, filha de Wolverine com Elektra Nacchios, meia irmã de Saberclaw.
Uma jovem adolescente, estudante de colegial. Inicialmente sofre bullying na escola até descobrirem que seu pai é um estrangeiro que possui uma moto e sua mãe é uma instrutora de artes marciais. Ela se torna uma vigilante, lutando contra criminosos, protegendo suas colegas e amigos. Se une a Magneta e Daze, até Magneta se tornar uma vilã.
Possui os mesmos poderes do meio irmão com a diferença de possuir garras psíquicas similares ao poder da Psylocke.
Torrent

Kendall Logan, é filha de Wolverine com a Tempestade, em uma realidade alternativa aonde os heróis e vilões reunidos pelo Beyonder nunca deixaram o planeta arena, a história é retratada 25 anos depois dos eventos de Secret Wars.
Torrent possui os poderes da mãe, com o fator de cura do pai.
Bônus (clone):
X-23

A primeira aparição da garota nos quadrinhos foi em X-23: Inocência Perdida. Nessa HQ, a organização Facility contrata a geneticista Sarah Kinney para criar um clone de Logan a partir de seu material genético. Durante seu trabalho, ela acaba extraindo o cromossomo Y e criando uma clone feminina, e após o sucesso, ela mesma se torna a progenitora da criança. Após o nascimento de X-23, ela é criada para se tornar uma assassina e já está pronta para a função aos 11 anos, idade em que ela conhece seu pai e foge da instituição.
Ela possui garras assim como seu pai, e antes de se juntar ao Instituto Xavier, X-23 trabalhou como prostituta num clube noturno.