
TUDO SOBRE RHAENYRA TARGARYEN
7 min.
28/08/2022
Eriton Claudio
Princesa Rhaenyra Targaryen era a filha mais velha do Rei Viserys I Targaryen com a Rainha Aemma Arryn. Rhaenyra foi declarada a herdeira de seu pai, mas quando sua mãe faleceu, ele se casou com a Rainha Alicent Hightower, com quem teve um filho masculino. As leis de sucessão de Westeros favoreciam o herdeiro masculino, e Rhaenyra foi deixada de lado por Alicent e pelo Pequeno Conselho quando Viserys I veio a falecer.
A princesa então começou a guerra civil conhecida como Dança dos Dragões, em que enfrentou seu irmão Aegon II Targaryen pelo Trono de Ferro. Rhaenyra acabou por perder a guerra, sendo dada de comida a Sunfyre, o dragão de Aegon II.
Rhaenyra carregava as características valirianas dos Targaryen, com olhos verdes claros e cabelos prateados. Suas roupas tinham tons de vermelho e preto, o que eventualmente levaria a nomeação de sua "facção" de apoiadores, os Pretos.
Sua História

A única filha de Viserys I com Aemma Arryn, Rhaenyra Targaryen não tinha pretensões ao Trono inicialmente. Seu pai tivera cinco filhos mortos com Aemma, e esperava que o sexto seria enfim o herdeiro masculino que ele tanto esperava. Sua ansiedade por um filho era tanta que ele organizou o Torneio do Herdeiro antes mesmo de sequer ter certeza do sexo da criança. Rhaenyra se mostrava desconfortável com a falta de atenção do pai para sua amiga de infância, Alicent Hightower. Durante o torneio, sua mãe estava em trabalho de parto. Rhaenyra acompanhou as justas e tomou interesse no cavaleiro Sor Criston Cole. No entanto, as festividades foram interrompidas com a morte de Aemma e do bebê Baelon. Rhaenyra ajudou a conduzir a crema de ambos. Após o funeral, Viserys I chamou Rhaenyra ao santuário de Balerion, o Terror Negro na Fortaleza Vermelha, onde revelou que lhe declararia a herdeira de sua coroa e Princesa de Pedra do Dragão. Rhaenyra aceitou a posição e seu pai lhe contou um segredo final: a Conquista de Aegon I aos Sete Reinos foi feita por um sonho que ele teve sobre um longo inverno que devastaria o mundo dos vivos. Este segredo fora passada apenas aos herdeiros do Trono de Ferro e agora era dever de Rhaenyra carregar tal fardo, pois quando tal inverno chegar, um Targaryen deve estar sentado no Trono de Ferro.
Rhaenyra foi mais tarde conduzida a uma cerimônia onde os grandes senhores de Westeros juraram fidelidade a sua ascensão ao trono quando, eventualmente, seu pai falecesse. No entanto, Viserys I iria se casar novamente com a filha de sua Mão Otto, Alicent Hightower, e com ela teve três filhos, e dois deles sendo homens. Viserys I ainda insistia na sucessão de Rhaenyra ao trono mesmo após o nascimento de herdeiros masculinos, o que enfureceu Alicent. Após sua morte, Alicent e o Senhor Comandante da Guarda Real Criston Cole reuniram o Pequeno Conselho e declaram Aegon II Targaryen o novo Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens. Rhaenyra, que estava em Pedra do Dragão, coroou a si mesma e iniciou a guerra civil Targaryen que ficaria conhecida como a Dança dos Dragões.
Poucos senhores apoiaram Rhaenyra de início, mas um deles era Corlys Velaryon. Rhaenyra acabou casando com seu filho, Laenor, e tendo três filhos com ele, Jacaerys, Lucerys e Joffrey Velaryon. Eventualmente Laenor viria a falecer, e Rhaenyra se casaria com seu tio e também apoiador, Daemon Targaryen, com quem teve Aegon e Viserys. Apesar de terem pouco poderio militar, os "Pretos", como eram chamados, tinham mais dragões que os "Verdes", os apoiadores de Aegon II.
Na Dança dos Dragões

Rhaenyra enviou seus três filhos mais velhos separadamente para conquistarem apoio das Grande Casas que ainda não haviam se declarado. Lucerys acabou sendo morto por Aemond Targaryen, meio-irmão mais novo de Rhaenyra, enquanto tentava negociar apoio da Casa Baratheon em Ponta Tempestade. No entanto, os Pretos conseguiram não só apoio de Winterfell quanto o castelo de Harrenhal rapidamente. Aegon II então demitiu Sor Otto Hightower como Mão e colocou Sor Criston Cole no lugar, que enviou um ataque a Pouso de Gralhas, uma fortaleza que pertencia aos Pretos próxima de Pedra do Dragão.
Rhaenys Velaryon, ex-sogra de Rhaenyra, acabou atacando o exército Verde em Pouso de Gralhas mas foi surpreendida por Aegon II e Aemond. Apesar de ferir gravemente o rei e seu dragão Sunfyre, Aemond matou Rhaenys e seu dragão. Enquanto isso em Pedra do Dragão, Rhaenyra tentou enviar Aegon e Viserys para longe no Mar Estreito, mas o primeiro retornou dias depois pendurado no pescoço de seu dragão Tempestade ferido e moribundo. Ele e seu irmão foram atacados por uma frota inimiga bem próxima a Pedra do Dragão. Jacaerys, herdeiro de Rhaenyra, voou para encontrar Viserys mas foi engolido pelas ondas e pereceu.
Tendo perdido quatro dragões, a vantagem de Rhaenyra foi desaparecendo. Ela então recorreu a bastardos Targaryen para domar os dragões sem dono em Pedra do Dragão. Enquanto isso, Daemon abandonou Harrenhal e enganou Aemond, que encontrou o castelo vazio e tendo deixado Porto Real sem defesas. Com isso, Rhaenyra e Daemon tomaram a cidade e o Trono de Ferro, mas não conseguiram encontrar Aegon II. Quando os Verdes sitiaram Tumbleton, Rhaenyra enviou os bastardos montadores de dragão que conseguira em Pedra do Dragão, chamados de "sementes de dragão", no entanto eles a traíram e se uniram aos Verdes, queimando os partidários Pretos em Tumbleton.
Mais tarde Daemon enviou um desafio a seu sobrinho, Aemond, e o esperou em Harrenhal, onde duelaram e morreram juntos. Antes que pudesse ficar de luto por seu marido, Rhaenyra enfrentou uma revolta interna na cidade quando a Rainha Helaena se suicidou na Fortaleza de Maegor. A plebe se uniu contra os dragões presos no Fosso dos Dragões e os mataram lá. Quando Joffrey Velaryon, filho de Rhaenyra, tentou voar até o lugar, ele caiu de seu dragão e faleceu. Chorando por seu filho perdido mais do que por seus dragões, Rhaenyra abandonou o Trono de Ferro e vendeu sua coroa para comprar passagens para ela e seu último filho, Aegon, de volta para Pedra do Dragão. Ela esperava chocar mais dragões dos ovos do castelo, mas quando desembarcou ela foi surpreendida por Aegon II e sua comitiva.
Legado

Tanto Rhaenyra quanto Aegon II não são bem lembrados na história de Westeros, e a Dança dos Dragões é considerada a responsável pelo declínio da Casa Targaryen, deixando pouquíssimos dragões vivos. Os poucos que nasceram após a Dança eram pequenos e deficientes, e eventualmente a raça entrou em extinção.
Os poucos restos mortais de Rhaenyra foram colocados nas criptas do Grande Septo de Baelor. A história da guerra civil Targaryen foi escrita pelo Grande Meistre Munkun em A Dança dos Dragões, Uma História Verdadeira.
Em House of the Dragon
Na série House of the Dragon veremos duas versões da personagem, enquanto sua versão adolescente será interpretada pela atriz Milly Alcock, na fase adulta ela será interpretada por Emma D'Arcy.
House of the Dragon vai ao ar todos os domingos pela HBO/HBO Max.
Para mais informações fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!
Confiram também o InstaGeek88