TUDO SOBRE UM MALUCO NO PEDAÇO!

TUDO SOBRE UM MALUCO NO PEDAÇO!

O Sucesso

Um Maluco no Pedaço foi uma sitcom americana criada pelo casal Andy e Susan Borowitz e produzida pelo lendário Quincy Jones, famosos por ter trabalhado como produtor de Michael Jackson. Estrelada por um ainda jovem Will Smith, a série durou 6 temporadas e teve 148 episódios entre os anos de 1990 e 1996.

Will Smith Remembers the Time Quincy Jones Gave Him 10 Minutes to Prep  'Fresh Prince' Audition | Complex
Will Smith e Quincy Jones.

Marcada pelo seu humor irreverente e pelo carisma de seu protagonista, o programa se tornou um dos maiores sucessos da década de 90 na televisão e cinema. Na trama, acompanhamos a história de Will (Will Smith), um jovem negro vindo de um bairro humilde na Filadélfia que depois de uma briga com valentões em sua cidade é enviado por sua mãe para morar na casa dos seus tios em um luxuoso bairro Bel-Air.

Um dos grandes destaques da série sempre foi a maneira como foi dosado ao longo das temporadas as críticas sociais, representação de valores e tensões raciais da soeiedade norte-americana e o seu humor característico.

Muito se especula sobre o retorno do programa. Em 2015 boatos indicavam o retorno do programa com Will Smith como produtor, porém nada foi confirmado. Já em 2020, foi dado como certo o retorno do programa em um novo formato. Dessa vez no drama e com Smith como um dos produtores.

Will Smith Shares Photos from Fresh Prince of Bel-Air Reunion Special |  PEOPLE.com
Foto postada por Will Smith em seu Instagram da reunião do elenco para celebrar 30 anos do programa esse ano.

Elenco e Personagens

Will Smith (Will Smith)-

James Avery (Tio Phil)

O Tio Phil é um juiz bem sucedido que acolhe Will e se torna uma figura paterna para o protagonista. O ator James Avery faleceu em 2013, aos 68 anos. 

Afonso Ribeiro (Carlton Banks)

Carlton é o filho do meio de Vivian e Philip. Representado como um filho mimado e certinho, ele acaba sendo influenciado com a chegada de Will. O papel é até hoje o principal da carreira do ator.

Janet Hubert (Tia Vivian, temporadas 1 a 3)

Vivian Banks, tia de Will, nas primeiras três temporadas foi vivida por Janet Hubert. A personagem ao longo da série foi representada como a mais centrada e com razão da família.

Daphne Maxwell Reid (Tia Vivian, temporadas 4 a 6)

Janet Hubert deixou a série após a terceira temporada (segundo boatos, ela era uma pessoa muito difícil de se lidar) e quem assumiu o papel foi Daphne Maxwell Reid.

Kary Parsons (Hilary)

Hillary é uma mimada patricinha, arrogante e fútil que precisa conviver com alguns costumes mais simples herdados de sua mãe Vivian e de seu pai Phill. Com a chegada de Will, ela vive várias confusões principalmente com o melhor amigo de Will, Jazz, o qual tem certa queda por Hillary. No início da série. Hilary vive entrando em comunidades, grupos e festas como no primeiro episódio e vive sempre pedindo dinheiro para o pai.

Tatyana M. Ali (Ashley)

é uma garota que sempre foi criada aos bons costumes, e que seus pais Phill e Vivian, tentar fornecer uma educação, a qual jamais puderam ter acesso porém com a chegada de seu primo da Filadélfia, todos os projetos dos pais são em vão.

Joseph Marcell (Geoffrey Butler)

Joseph Marcell, 71 anos, interpretou Geoffrey Butler, o mordomo da família Banks. Entre a cortesia e a ironia, o personagem é considerado um dos mais carismáticos da série. 

Os 5 Melhores Episódios segundo o Episode Ninja

I, Done (S06E24)

Phil comemora seu aniversário em um momento de mudanças para a família inteira. Seus filhos preparam para a faculdade, Geoffrey volta para Londres e Phil anuncia que venderá a casa. Will é o único que ainda não definiu seu futuro.

Banks Shot (S01E22)

Will cai no conto de um vigarista em um salão de bilhar. Quase perdendo a Mercedes da família, ele terá que pedir ajuda ao tio Phil.

Papa’s Got a Brand-New Excuse (S04E24)

Will encontra seu pai pela primeira vez depois de muito tempo. Seus tios, porém, recusam a perdoá-lo. Apesar disso, Will decide dar uma segunda chance ao pai

Six Degrees of Graduation (S03E24)

Will está se formando, porém, precisa repor aulas de música perdidas. Para isso, ele terá que fazer parte de uma peça musical com crianças.

The Lucky Charm (S01E16)

O Tio Phil corre o risco de perder um bom negócio quando alerta um cliente supersticioso para não deixar que Will influencie decisões de negócios com suas observações.

Curiosidades

A dança de Carlton

Alfonso Riberio, que interpretou Carlton, disse uma vez: “Houve um vídeo de Bruce Springsteen e Courtney Cox chamado ‘Dancing in the Dark, e Bruce Springsteen a puxa para o palco e ela basicamente dança’. Esse vídeo se tornou a inspiração para a icônica dança

Nomes dos personagens

Afonso Ribeiro alertou Will Smith para escolher o nome com cuidado, porque se o seriado fosse um sucesso, ele poderia ser chamado para sempre por esse nome. Will Smith foi criativo e nomeou seu personagem. Will, e Ribeiro escolheu o icônico Carlton e ironicamente é chamado assim até hoje

O discurso

No episódio em que o verdadeiro pai de Will o deixa depois de uma visita bastante desconfortável. Will adotou um dos discursos mais emocionantes de toda a série com o tio Phil. James Avery ficou tão emocionado com o depoimento de seu colega do elenco que imediatamente o abraçou, antes que a cena terminasse.

Jazz

Era uma piada que o tio Phil jogava Jazz para fora de sua casa. No entanto, ele só foi expulso da casa dos Banks uma vez, pois eles sempre usavam a mesma cena nos vários episódios que o tio Phil expulsa o amigo de Will de casa. Toda vez que ele é jogado para fora, ele está vestindo exatamente as mesmas roupas, mesmo quando ele não usou essa camisa na cena anterior.

Quincy Jones

O motorista do táxi nos créditos de abertura do programa é na verdade Quincy Jones, o lendário produtor por trás do thriller de Michael Jackson e do programa.

Will e Jada

Jada conheceu Will Smith em 1994 nos bastidores da série estrelada por ele, Um Maluco no Pedaço, quando ela fez o teste para o papel da namorada de seu personagem, Lisa Wilkes. O papel ficou com Nia Long. Jada e Will se tornaram amigos, e começaram a namorar em 1995.

Em 31 de dezembro de 1997, eles se casaram em uma festa com cerca de 100 convidados, no The Cloisters. O casal tem dois filhos: Jaden Smith e Willow Smith. Como você pode ver. ela não conseguiu o papel, mas ganhou o coração de Will.

O diário no set

O elenco e a equipe do programa mantinham um diário no set em que todos escreviam ocasionalmente, de acordo com Karyn Parsons, que interpretou Hilary Banks. Ela dizia que de vez em quando um membro do elenco ou da equipe escrevia um poema bobo, ou uma frase como “James está me dando nos nervos”. Ela levou o caderno, pois o usa para se lembrar do pai na tela, James Avery (tio Phil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *